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Título

INTEGRAÇÃO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE MULTIVARIADA E MÉTODO MULTICRITÉRIO PARA LOCALIZAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

Orientador

PROFA. DRA. MARIA RITA PONTES ASSUMPÇÃO

Autor

WELLINGTON GONÇALVES

Palavra chave

Regionalização Portuária; Técnicas de Análise Multivariada; Método Multicritério; Localização; Centros de Distribuição.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

24/10/2016

Nº Downloads

537

Resumo

GONÇALVES, Wellington. Integração de Técnicas de Análise Multivariada e Método Multicritério para Localização de Centros de Distribuição. 2016. 145 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia Arquitetura e Urbanismo, Universidade Metodista de Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste – SP. O comércio mundial, depois de 1990, intensificou as operações nos terminais portuários, devido ao crescimento do fluxo mundial de mercadorias. Para agilizar o fluxo de carga ao comércio exterior, sua movimentação deve ser de modo mais integrado entre as regiões de negócios (hinterlands) e os portos. Essa integração recebe o nome de regionalização portuária. Este trabalho propõe um modelo para indicação de local para instalação de Centros de Distribuição (CD’s) para apoio à regionalização portuária. Este modelo utiliza Técnicas de Análise Multivariada (Structural Equation Modeling - SEM) e Método Multicritério (Analytic Hierarchy Process - AHP). A fundamentação teórica para elaboração do modelo relaciona dimensões e variáveis associadas à regionalização portuária, considerando corredores de transporte e localização de CD’s. Este modelo é validado em dois corredores de transporte, que interligam o Leste e Oeste de Minas Gerais (MG) ao Espírito Santo (ES) e às regiões Nordeste, Rio- Doce e Centro-Oeste do ES a Vitória (ES). Com base na análise de conteúdo, chegou-se à verificação da aderência do modelo na prática das empresas e de governanças locais. A partir da avaliação das três etapas do modelo (estruturação, verificação e hierarquização) determinou-se a localização de um CD. O modelo mostrou a relação entre custos de construção e de operação, e impactos motivados pela geração de emprego e renda como relevantes para a localização do CD. Os resultados basearam-se em opiniões de envolvidos e interessados na regionalização do Porto de Vitória (ES). Este modelo poderá apoiar tomada de decisão para planejamento regional e estabelecimento de políticas governamentais relacionadas a projetos de investimentos em infraestrutura, logística e transportes.

Abstract

GONÇALVES, Wellington. Technical integration Multivariate Analysis and Multicriteria Method for Distribution Centers Location. 2016. 145 p. Thesis (Ph.D. in Production Engineering) – Faculty of Architecture and Urban Engineering, Methodist University of Piracicaba, Santa Barbara d’Oeste – SP. World trade, after 1990, intensified operations in port terminals, due to the growth of the global flow of goods. To expedite the flow of cargo to foreign trade, their movement should be more integrated way across business areas (hinterlands) and ports. This integration is called port regionalization. This paper proposes a model for local indication for distribution centers installation (CD's) to support the port regionalization. This model uses techniques Multivariate Analysis (Structural Equation Modeling - SEM) and Multicriteria method (Analytic Hierarchy Process - AHP). The theoretical basis for developing the model relates dimensions and variables associated with port regionalization, considering transport corridors and CD's location. This model is validated in two transport corridors, which connect the East and West of Minas Gerais (MG) to Espírito Santo (ES), and the Northeast, Rio Doce and Center-West (ES) in to Vitória (ES). Based on content analysis, we came to the verification of compliance of the hybrid model in the practice of companies and local governances. From the evaluation of the three stages of the hybrid model (structuration, verification and hierarchization) location was determined from a CD. The model showed the relationship between construction and operating costs, and impacts motivated by the generation of employment and income as relevant to the location of the CD. The results were based on opinions of involved and interested in the regionalization of the Port of Vitória (ES). This model can support decision making for regional planning and establishment of related government policies to investment projects in infrastructure, logistics and transport.