Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE EM EDUCAÇÃO BÁSICA VIA EAD

Orientador

PROF. DR. BRUNO PUCCI

Autor

SIMONE DE PAULA TEODORO MOREIRA

Palavra chave

Interação. Educação a Distância. Tecnologia Educacional. Teoria Crítica.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

30/06/2016

Nº Downloads

1103

Resumo

O trabalho em questão tem como problema central a influência das tecnologias digitais na interação de processos educativos, a partir do exame de dois cursos superiores de formação de professores, oferecidos na modalidade a distância (EaD). O objetivo desta pesquisa é identificar os limites e potenciais de uso das tecnologias para a interação na modalidade, entender como os conceitos de interação e interatividade são compreendidos pelos agentes envolvidos e buscar indícios dos motivos das incoerências entre o discurso e a prática de interação adotados nesse contexto. Para cumprir tal propósito, a tese se utiliza de uma revisão bibliográfica dos conceitos norteadores do tema, e seu referencial teórico se fundamenta nos conceitos de educação, interação, semiformação e dialética negativa, sob as reflexões de autores como Vygotsky e Adorno e nos artigos de Valente e Valle, que refletem sobre esses autores. Complementam o encaminhamento metodológico da pesquisa contribuições da experiência de campo, em mediação tecnológica, de dois cursos de Licenciatura em Matemática, oferecidos via EaD. Por fim, comparam-se a teoria e a prática de interação dos cursos, com foco na tensão entre discursos e ações que privilegiam a tecnologia em detrimento das relações sociais e vice-versa.

Abstract

The present work has as central problem the influence of digital technologies in the interaction of educational processes, by the analysis of two teacher formation college degrees, offered by distance learning mode (EaD).The objective of this research is to identify the technology limits and its potential uses inside learning modality, to see how interaction and interactivity concepts are understood by the involved players and to seek evidences that explain contradictions between interaction speech and practice within this context. To fulfill such purpose, the thesis makes use of bibliographic review about theme concepts, and its theoretical background is based on concepts of education, interaction, semi-formation and negative dialectic, supported by reflection of Vygotsky and Adorno, and by articles of Valent and Valle, that reflect about these authors. The research methodological approach is completed by the field experience contributions of two mathematics degree courses offered through EaD. Finally, theoretical and practical interaction of the courses are compared from each other focusing on the tension between speeches and actions that favor technology to the detriment of social relations and vice versa.