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Título

DIREITO, ESCOLÁSTICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL

Orientador

Prof. Dr. Everaldo Tadeu Quilici Gonzalez

Autor

Ana Júlia De Araújo Costa Soldatti

Palavra chave

Direito. Educação Escolástica. Patrimonialismo. Cidadania.

Grupo CNPQ


Programa

MS - DIREITO (PPGD)

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

30/03/2016

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Resumo

Analisando a história da cidadania no Brasil, percebe-se que sua construção está diretamente ligada ao processo educacional formado em nossa colonização, o qual foi moldado pela educação escolástica, vinculada ao patrimonialismo do Estado Português (Relação Igreja-Rei). Desse modo, nossos governantes exerceram o seu poder de forma autoritária, patrimonialista, escravocrata, paternalista, centralizadora, podendo observar a falta de interesse em conscientizar o cidadão de seus direitos e deveres, tornando assim mais fácil a dominação de seu povo. É com esse pensamento, que constituiu o objetivo do presente trabalho, o qual foi o de apresentar os fatos que geraram a formação do Estado brasileiro, abordando algumas concepções, ideias e movimentos relacionados à educação, à tradição e costumes, às organizações política, social, jurídica e econômica, que existiram no mundo e que poderiam ter refletido no desenvolvimento do nosso país, influenciando a construção de nossa cidadania. Após a análise desses fatos, pôde-se confirmar que o Brasil é fruto de uma educação escolástica, que condenava o acúmulo de bens e ganho de lucros pelos fiéis, e do sistema de dominação tradicional patrimonialista (WEBER), o qual não havia interesse no bem comum e cujo dominador e seus subordinados possuíam o controle diretamente dos recursos econômicos e militares do seu domínio. Por esses motivos, o país não desenvolveu de forma efetiva o liberalismo, foi praticamente o último país a abolir a escravidão e além disso, a criação dos Cursos Jurídicos no Brasil revelaram um compromisso das elites com a Escolástica, com a ideia de manter o povo longe do saber jurídico (mas principalmente uma aliança entre Igreja e Poder Imperial, entre Escolástica e Patrimonialismo), resultando em um atraso no desenvolvimento do país com relação aos demais países europeus protestantes. Para chegar à essa conclusão, foi utilizada como metodologia, a leitura de um vasto material bibliográfico, selecionando as melhores, os trabalhos de Max Weber, a Constituição Federal de 1988, revistas, artigos científicos, jornais e páginas eletrônicas específicas sobre o tema.

Abstract

Analyzing the history of citizenship in Brazil, it is clear that its construction is directly related to the educational process formed in our colonization, which was shaped by scholastic education, linked to the paternalism of the Portuguese State (Church-King ratio). Thus, our rulers exercised their power in an authoritarian manner, patrimonial, slavery, paternalistic, centralized, and can observe the lack of interest in educating the citizens of their rights and duties, thus making easier the domination of his people. It is with this thought that was the purpose of this study, which was to present the facts that led to the formation of the Brazilian state, addressing some concepts, ideas and movements related to education, tradition and customs, political organizations, social , legal and economic, that existed in the world and could have reflected the development of our country, influencing the construction of our citizenship. After analyzing these facts, it could confirm that Brazil is the result of scholastic education, condemning the accumulation of goods and gain profit by the faithful, and the traditional domination system patrimonialist (Weber), who had no interest in common good and whose ruler and his subordinates had control directly from the economic and military resources of its domain. For these reasons, the country has not developed effectively liberalism, was practically the last country to abolish slavery and furthermore, the creation of Legal Courses in Brazil revealed a commitment of elites with Scholastic, with the idea of keeping the people away from the legal knowledge (but mostly an alliance between Church and Imperial Power, between Scholastic and Patrimonialism), resulting in a delay in the development of the country in relation to other Protestant European countries. To reach this conclusion, it was used as methodology, reading a vast bibliography, selecting the best, Max Weber's works, the 1988 Federal Constitution, magazines, papers, newspapers and specific web pages on the subject.