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Título

RE-INSOURCING DA LOGÍSTICA: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO

Orientador

PROF. DR. ALEXANDRE TADEU SIMON

Autor

AGNALDO JOSÉ MARTINS

Palavra chave

Operador Logístico; Terceirização; Re-insourcing

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

24/02/2016

Nº Downloads

762

Resumo

A abertura da economia brasileira promoveu o crescimento de serviços logísticos no Brasil. A instalação de unidades de empresas internacionais em território brasileiro, intensificou, ainda mais, a movimentação nos canais de suprimento de componentes. As empresas manufatureiras concentraram-se em suas atividades fim, deixando de fazer aquelas que fogem de sua competência central. Surge, assim, a figura do operador logístico (3PL), e tem início uma onda crescente em busca da terceirização dos serviços logísticos. No entanto, percebe-se, mais recentemente, eventos de reversão na decisão original de terceirizar essas atividades, movimento que vem sendo chamado de re- Insourcing. Este estudo analisa esse fenômeno, levantando as principais razões que levaram as empresas a terceirizar suas atividades de distribuição no pós-vendas de peças de reposição, e os principais motivadores e as estratégias adotadas para internalizar essas atividades novamente (reinsourcing). Esta análise, baseia-se em um estudo de casos múltiplos realizado em uma montadora de veículos comerciais e em uma montadora de tratores para agricultura e construção civil. O resultado do estudo indicou que o principal fator motivador para a realização do re-insourcing, foi o baixo desempenho apresentado pelo 3PL. Mostrou, também, que a alta rotatividade da mão de obra terceirizada, é um dos principais motivos do baixo desempenho do 3PL. O estudo também identificou que os momentos de crise econômica e oscilações da economia mundial, levam as organizações a reverem suas estratégias em busca de sinergias operacionais e adequações de custos, exigindo uma análise criteriosa das decisões de outsourcing de atividades logísticas, fortalecendo, assim, o processo de re-insourcing.

Abstract

The opening of the Brazilian economy promoted growth in logistic services in Brazil. The installation of international company units in Brazil intensified even more the movement in component supply channels. The manufacturing companies have focused their attention on their core activities only and not on the ones that are out of their core competence. Therefore, the figure of the logistic operator (3PL) comes into play, starting then a rising tide in search for the outsourcing of logistic services. Therefore, it has been noticed more recently reversal events in the original decision to outsource these activities, movement that has been called re-insourcing. This study examines this phenomenon, surveying the main reasons which took companies to outsource their distribution activities in the after-sales of spare parts, and the main motivators and strategies adopted to internalize these activities again (re-insourcing). This analysis is based on a multiple case study conducted in a commercial vehicle manufacturer and in an agricultural and construction tractor manufacturer. The results of the study indicated that the main motivating factor for carrying out reinsourcing, was the poor performance presented by 3PL. It has also shown that the high turnover of outsourced labor is one of the main reasons for the poor performance of 3PL. The study also identified that times of economic crisis and world economy fluctuations, lead organizations to review their strategies searching for operational synergies and cost adjustments, requiring a careful analysis of the outsourcing decisions regarding logistic activities, strengthening, therefore, the re-insourcing process.