Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Avaliação do sistema de gestão da qualidade para a incorporação da gestão de riscos: um estudo de caso em uma empresa do setor automotivo

Orientador

Maria Célia de Oliveira

Autor

Fernanda Cagnin

Palavra chave

Sistema de gestão da qualidade. Gestão de riscos. ISO 9001: 2015. Setor automotivo.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

24/02/2016

Nº Downloads

1483

Resumo

Como parte da evolução do conceito de qualidade para uma abordagem ainda mais preventiva, a ABNT NBR ISO 9001: 2015 incorpora requisitos para a Gestão de Riscos. Esta nova versão da norma tem como objetivo a implementação de uma cultura pró ativa e o estabelecimento de uma abordagem preventiva para todos os processos de uma organização, por meio do pensamento baseado no gerenciamento de riscos. Com esta nova versão da norma, as empresas certificadas ISO 9001 terão 3 anos, a partir de setembro de 2015 para adequarem o Sistema de Gestão da Qualidade e implementarem a Gestão de Riscos nos seus processos. Por meio de um estudo de caso, esta pesquisa avalia o Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa do setor automotivo, identificando quais são as principais questões e adequações necessárias para a implementação da Gestão de Riscos, com foco no atendimento dos requisitos da ABNT NBR ISO 9001: 2015. Conclui-se com o estudo de caso que a empresa avaliada possui uma abordagem para Gestão de Riscos incorporada em seu Sistema de Gestão da Qualidade como parte de uma abordagem preventiva e como principal contribuição deste estudo foi desenvolvido um check list para avaliação do atendimento aos requisitos de Gestão de Riscos da ABNT NBR ISO 9001: 2015 que pode ser utilizado como estrutura para replicação de trabalhos futuros.

Abstract

As part of quality concept evolution to a more preventive approach, the ISO 9001: 2015 standard incorporated requirements for the Risk Management. The new standard version has the proposal of implementing a pro active culture and establishes a preventive approach for all the organization’s processes through risk based thinking. From this new standard version, the companies ISO 9001 certified have 3 years from September, 2018 to adequate the Quality Management System and implementing the Risk Management in their process. Through a case study, this research evaluates the Quality Management System at an automotive company identifying the main questions and necessary adjustments to implement the Risk Management focusing on ISO 9001: 2015 requirements. It can conclude with the case study that the evaluated company has a Risk Management approach incorporated at the Quality Management System as part of a preventive approach and as the main contribution from this study has been developed a check list to evaluate the compliance with the ISO 9001: 2015 Risk Management requirements that can be used as a framework for futures researches.