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Título

DIAGNÓSTICO DAS COMPETÊNCIAS DE GESTORES EDUCACIONAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Orientador

Profª. Drª. Graziela Oste Graziano Cremonezi

Autor

ANNE DA SILVA SOARES

Palavra chave

Gestores. Educação. Competências.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

22/02/2016

Nº Downloads

784

Resumo

A gestão escolar se constitui como propulsora da qualidade de ensino em unidades escolares, considerando as ações dos gestores diretamente associadas às instituições que fazem a diferença no aprendizado dos alunos. Este estudo diagnosticou as competências técnicas e comportamentais necessárias para a atuação do Gestor em uma instituição escolar. Uma revisão bibliográfica foi feita ao redor do assunto, com conceitos, definições e modelos de Gestão de Pessoas, Gestão Escolar, Competências Técnicas e Comportamentais, Perfil do Gestor, Formação Pedagógica, Ensino, Educação e qualidade. Para atingir os objetivos foram aplicadas entrevistas para 4 (quatro) gestores envolvendo os aspectos: perfis dos entrevistados, cargos exercidos, desenvolvimento de competências, fatores relacionados com a autonomia, motivação, respeito, interação, habilidades e aprendizagem. Foram identificadas que as competências necessárias para a atuação do gestor estão presentes na instituição pesquisada. Com identificação de resultados positivos em relação ao questionamento sobre motivação, interação, cooperação, respeito, clima amigável; desenvolvimento de habilidades e estratégias educativas na equipe; Gestão democrática, pedagógica e administrativa; superação de dificuldades; recursos tecnológicos e atualidade. Alguns pontos relevantes foram o perfil atual de um gestor democrático com qualidade de ensino que fortaleça o espírito coletivo, ético e seja inovador e empreendedor. Verificou-se, porém, algumas questões que precisam ser alinhadas, uma delas é relacionada às informações através dos meios e comunicação e a implantação de soluções que acontece segundo as entrevistas com frequência razoável. Outra limitação refere-se ao Desenvolvimento da equipe por meio de capacitação e feedback e ações de aprendizado constante, uma vez que é amplamente reconhecido que a qualidade da educação se assenta sobre a competência de seus profissionais em oferecer para seus alunos e a sociedade em geral experiências educacionais formativas e capazes de promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao enfrentamento dos desafios vivenciados em um mundo globalizado, tecnológico, orientado por um acervo cada vez maior e mais complexo de informações e por uma busca de qualidade em todas as áreas de atuação. Este trabalho pode contribuir para dar uma visão administrativa aos profissionais da educação. Além disso, pode servir como suporte para evolução desses profissionais que buscam desenvolver continuamente a competência profissional, pois constitui-se em desafio a ser assumido pelos profissionais, pelas escolas e pelos sistemas de ensino, pois essa se constitui em condição fundamental da qualidade de ensino.

Abstract

The school management is constituted as a driver of quality education in school units, considering the actions of managers directly associated with the institutions that make a difference in student learning. This study diagnosed the technical and behavioral skills necessary for the performance of the manager in a school institution. A literature review was made around the subject, with concepts, definitions and models of Personnel Management, School Management, Technical Skills and Behavioural, Profile Manager, Teacher Training, Teaching, Education and Quality. To achieve the goals interviews were applied to four (4) managers involving aspects: the respondents profiles, positions held, skills development, factors related to autonomy, motivation, respect, interaction, skills and learning. They identified that the skills required for the manager's performance are present in the research institution. Identifying positive results in relation to questions about motivation, interaction, cooperation, respect, friendly atmosphere; skills development and educational strategies in the team; democratic, pedagogical and administrative management; overcoming difficulties; technological resources and present. Some relevant points were the current profile of a democratic manager with quality education that strengthens the collective, ethical spirit and be innovative and entrepreneurial. There was, however, some issues that need to be aligned, one of them is related to information through the media and communication and the implementation of solutions that happens according to interviews with reasonable frequency. Another limitation refers to staff development through training and feedback and constant learning actions, since it is widely recognized that the quality of education is based on the competence of its professionals to offer to its students and society in general formative educational experiences and able to promote the development of knowledge, skills and attitudes needed to face the challenges experienced in a globalized, technological world, driven by a growing collection and more complex information and a search for quality in all areas acting. This work may contribute to an administrative vision to education professionals. Moreover, it can serve as support for evolution of professionals who seek to continuously develop professional competence, because it constitutes in challenge to be undertaken by professionals, by schools and education systems, as this constitutes an essential condition of the quality of education.