Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

MARKETING DE RELACIONAMENTO NO VAREJO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DO SEGMENTO DE ARTIGOS FARMACÊUTICOS NA CIDADE DE PARACATU – MG

Orientador

Profª. Drª.Teresa Dias de Toledo Pitombo

Autor

CAMILA PAULA MENEZES DE JESUS

Palavra chave

varejo,setor farmacêutico, marketing de relacionamento.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

26/02/2016

Nº Downloads

932

Resumo

Sabe-se que com o aumento no nível de exigência dos consumidores e o aperfeiçoamento da concorrência, a conquista de novos clientes tem se tornado cada vez mais onerosa às organizações que, para terem sucesso e obterem lucros utilizam o marketing de relacionamento como estratégia para atrair e manter clientes. Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo identificar as ações desenvolvidas por empresas atuantes no segmento de artigos farmacêuticos na Cidade de Paracatu – MG, em prol da construção de relacionamento com seus clientes. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisa aplicada, com análise de dados qualitativos e quantitativos, coletados por meio de entrevistas estruturadas, com a aplicação de questionários contendo questões abertas e fechadas. Foram investigadas 24 empresas e constatado, por meio da análise dos resultados, que as empresas do comércio varejista da Cidade de Paracatu-MG, atuantes no segmento de artigos farmacêuticos, desenvolvem ações voltadas à construção de relacionamentos com seus clientes,utilizando ferramentas como bancos de dados, marketing um a um e programas de fidelização. Para cada ferramenta são criadas e desenvolvidas ações específicas que têm como resultado a permanência dos clientes por maior tempo nas organizações, aumento no volume de compras, menor sensibilidade dos clientes aos preços dos produtos, indicação de novos clientes, por parte dos atuais, e melhoria na imagem da empresa.

Abstract

It is known that with the increase in the level of demand of consumers and the improvement of competition, the acquisition of new customers has become increasingly costly to those organizations to succeed and make a profit using relationship marketing as a strategy to attract and keep customers. In this sense, the present study aims to identify the actions developed by companies operating in the pharmaceutical products sector in the city of Paracatu - MG, for the sake of building relationship with your customers. The study was developed based on applied research, with analysis of qualitative and quantitative data, collected through structured interviews with questionnaires containing open and closed questions. We investigated 24 companies and found through the analysis of the results that companies in the retail sector of the city of Paracatu-MG, active in the segment of pharmaceutical, develop actions aimed at building relationships with your customers, using tools such as banks data, marketing one by one and loyalty programs. For each tool specific actions are created and developed that result in the retention of customers for longer in organizations, increase in the volume of purchases, reduce the sensitivity of customers to product prices, new customers indication by the current, and improvement the company's image.