Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DIAGNÓSTICO DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A RETENÇÃO DE JOVENS E ADOLESCENTES CONTRATADOS PELO PROJETO ADOLESCENTE APRENDIZ

Orientador

Profa. Dra. Graziela Oste Graziano Cremonezi

Autor

CARMELITA VAZ DA COSTA

Palavra chave

Adolescente Aprendiz. Qualificação. Inserção no mercado de trabalho. Retenção.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

22/02/2016

Nº Downloads

1397

Resumo

No Brasil, uma das dificuldades enfrentadas pelos jovens quando iniciam sua trajetória profissional está relacionada à qualificação e inserção no mercado de trabalho, porque as empresas têm exigido profissionais qualificados e experientes. Atualmente, essa população está entrando no mercado com baixa qualificação, o que se torna um impasse para o atendimento das exigências apresentadas pelas empresas. Isso quer dizer que, se o jovem inicia sua vida profissional sem estar preparado, provavelmente apresentará dificuldades no desempenho de sua função e desinteresse em crescer na atividade em que exerce. Considerando que a falta de experiência seja o principal entrave para que os jovens ingressem no mercado de trabalho, a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) visa minimizar o problema e aumentar as possibilidades do primeiro emprego, como meio de transformar sua realidade pessoal e social. Por meio do Projeto Adolescente Aprendiz, o jovem e o adolescente têm a oportunidade de participar de cursos de aprendizagem, os quais vão lhes proporcionar novos conhecimentos; em seguida, são encaminhados para as empresas que os contratam por um período de dois anos, conforme a referida lei. Na atual competitividade em que as organizações vivem, um dos grandes desafios que elas enfrentam é atrair e reter esses jovens, transformando-os em diferenciais para o crescimento dos negócios. Para que isso aconteça, é necessário enfrentar o desafio de educar e capacitar esse público, com objetivo de mantê-lo nas empresas. Baseando-se nesse contexto, buscou-se diagnosticar e analisar os fatores determinantes na retenção dos jovens e adolescentes contratados por intermédio do Projeto Adolescente Aprendiz da Fundação Conscienciarte, situada em Paracatu (MG). Realizou-se o estudo em dois níveis hierárquicos: os responsáveis pela contratação dos jovens e adolescentes e os adolescentes aprendizes contratados. Considerou-se como fatores de retenção: pontualidade, dedicação, disciplina, comunicação, trabalho de equipe, criatividade, iniciativa, flexibilidade, automotivação, interesse no aprendizado, desenvoltura, e agilidade. A pesquisa teve caráter descritivo e diagnóstico, o que permitiu obter mais informações sobre o tema, levantar problemas existentes e explorar o ambiente estudado, a fim de propor soluções. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa. Os resultados da pesquisa, confrontados com as informações do referencial teórico, reforçam que a presença dos fatores de retenção influencia significativamente a contratação e a permanência dos adolescentes aprendizes nas empresas.

Abstract

In Brazil, one of the difficulties faced by young people when starting your professional career is related to the qualification and insertion into the labour market, because companies have required qualified and experienced professionals. Currently, this population is entering the market with low-skill, that becomes an impasse to meet the demands submitted by the companies. That means that if the young man starts his professional life without being prepared, probably will present difficulties in the performance of its function and lack of interest in growing activity in officiating. Whereas the lack of experience is the main barrier for young people to join the labour market, learning law (Law No. 10,097/2000) aims to minimise the problem and increase job opportunities, as a means to transform their personal and social reality. Through the Teenage Apprentice Project, the young and adolescents have the opportunity to participate in courses, which will provide new knowledge; then are forwarded to the companies that hire them for a period of two years, according to the aforementioned law. In the current competitiveness in organizations to live, one of the great challenges they face is attracting and retaining young people, turning them into differentials for business growth. For that to happen, it is necessary to face the challenge of educating and empowering this audience, in order to keep it in business. Based on this context, sought to diagnose and analyze the determining factors in the retention of young people and adolescents employed through the Teenage Apprentice Project Conscienciarte Foundation, located in Paracatu (MG). The study was conducted in two hierarchical levels: those responsible for the hiring of young people and adolescents and teenagers hired apprentices. It was considered as retention factors: timeliness, dedication, discipline, communication, teamwork, creativity, initiative, flexibility, self-motivation, interest in learning, resourcefulness, and agility. The research was descriptive character and diagnosis, more information on the topic, raising problems and explore the environment studied, in order to propose solutions. The collected data were analyzed qualitatively. The results of the survey, faced with theoretical information, strengthen the presence of the retention factors significantly influence the hiring and the permanence of the apprentices in enterprises.