Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E DA DOCÊNCIA NA LICENCIATURA EM MÚSICA NA MODALIDADE EAD: A CONSTITUIÇÃO DOS FORMADORES

Orientador

PROFA. DRA. MARIA NAZARÉ DA CRUZ

Autor

CELSO AUGUSTO DOS SANTOS GOMES

Palavra chave

Formação de Professores; Licenciatura em Música; Docência no Ensino Superior; Educação Musical; Educação a Distância.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/02/2016

Nº Downloads

1090

Resumo

Neste trabalho, investigamos como formadores de educadores musicais aprendem a ser professores de Licenciatura em Música em um curso na modalidade de educação a distância (EaD). Tendo em vista que a maioria dos educadores atuantes em cursos nessa modalidade têm desenvolvido seus saberes no próprio cotidiano do trabalho, presumimos que aprendizagens docentes foram constituídas tendo em vista os desafios/dificuldades que esses sujeitos encontraram em suas atuações profissionais. Apoiados na teoria histórico-cultural de L. S. Vygotsky, assumimos o pressuposto de que nascemos e vivemos inseridos em relações sociais e nessas nos constituímos através dos outros. Nessa perspectiva, a interação com os alunos, com os pares e demais colegas de trabalho é fundamental na elaboração de conhecimentos e na configuração da atuação profissional desses professores. Para desenvolver a pesquisa, organizamos grupos de discussão em webconferência, dos quais participaram professores que atuam em um curso de licenciatura em música, na modalidade EaD e no qual foram discutidas questões relativas à sua prática profissional, trazidas pelos próprios integrantes dos grupos. Para organizar e interpretar as discussões, utilizamos procedimentos de análise inspirados nas proposições de Aguiar e Ozella (2006) sobre núcleos de significação. Nossas análises resultaram em três núcleos de significação, a saber: “aprender e ensinar no processo formativo musical: o aluno professor e/ou de aluno a professor”, no qual analisamos a importância do processo formativo musical e docente dos sujeitos desta pesquisa e a centralidade do ensino conservatorial nesse processo; “aprender e ensinar no processo formativo musical: o aluno professor e/ou de aluno a professor”, que nos possibilitou compreender a relevância das experiências docentes iniciais no desenvolvimento de seus fazeres e saberes, tendo em vista a sua socialização em seus contextos de trabalho; e “o contraponto entre as modalidades presencial e EaD: tensões e movimentos na docência da música”, no qual analisamos o desenvolvimento profissional possibilitado por essas tensões e movimentos na docência, especialmente, no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da música a partir do discurso musical.

Abstract

In this thesis, we investigate as formators of music educators learn to be teachers Degree in Music in a course in distance education (EaD). Given that most educators working in courses in this modality have developed their own knowledge in everyday work, we assume that teachers learning were established in view of the challenges / difficulties that these subjects found in their professional performances. Backed by the cultural-historical theory of L. S. Vygotsky, we take the assumption that we are born and live embedded in social relations and those we are constituted through others. In this perspective, the interaction with the students, with peers and other colleagues is crucial in the development of knowledge and the setting of professional practice of these teachers. To develop research, organize discussion groups on web conferencing, which participated teachers who work on a degree course in music, in distance education mode and in which issues were discussed relating to their professional practice, brought about by their own group members. To organize and interpret the discussions, inspired use analysis procedures in the propositions of Aguiar and Ozella (2006) on meaning core. Our analysis resulted in three meaning core, namely: "learn and teach in the musical educational process: the student teacher and / or student teacher", in which we analyzed the importance of musical education process and teaching of the subjects of this research and conservatorial centrality of education in this process; "Learn and teach in the musical educational process: the student teacher and / or student teacher", which allowed us to understand the relevance of the initial teaching experiences in developing their activities and knowledge, with a view to their socialization in their work contexts ; and "the contrast between the face modalities and distance education: stresses and movements in music teaching", in which we analyzed the professional development made possible by these tensions and movements in teaching, especially with regard to teaching and learning music from musical discourse.