Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROPOSTA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO PARA EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS COM ABORDAGEM NO PROCESSO DE VENDAS DE PASSAGENS

Orientador

Dr. Pedro Domingos Antoniolli

Autor

JOÃO PAULO ASSI

Palavra chave

Estratégia de TI; Proposta de TI; Processos de Negócio; Sistema de Venda de Passagens; Transporte Rodoviário de Passageiros.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

17/02/2017

Nº Downloads

819

Resumo

A globalização traz novos desafios às Organizações, exigindo delas maior flexibilidade, agilidade e adaptabilidade de seus processos de negócios às exigências de seus mercados, crescentemente turbulentos. Este cenário se traduz em maior necessidade de uso de tecnologias para constantes e evolutivas modificações nestes processos, extraindo maior valor. Nesse sentido, a TI (Tecnologia da Informação) tem sido um dos principais elementos a promoverem a agilidade com produtividade nesses processos, tanto pela otimização proporcionada a tais processos, quanto pela maior eficácia originada de soluções de TI com maior aderência, e que permitem maior controle, transparência e previsibilidade, aumentando o retorno dos investimentos em TI. Esta dissertação teve como foco a proposição de uma solução de TI para o processo de vendas de passagens em empresas do segmento de transporte de passageiros intermunicipal, regido por legislação própria da ANTT (Associação Nacional de Transportes Terrestres), setor este pautado por grande fragmentação, e coberturas de transportes regionalizadas, uma vez que o Brasil tem dimensões continentais. Assim, o estudo buscou a proposição de uma solução de TI, que envolveu tanto os elementos de infraestrutura, como de aplicações e telecomunicações, para apoio a todas as atividades do processo de venda de passagens, de forma integrada, e que possa ser aplicado dentro do segmento, considerando as operações e estratégias das empresas de transporte rodoviário de passageiros. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica para obtenção dos conceitos que apoiem a elaboração desta proposta. Na sequência foi feita uma pesquisa qualitativa, no sentido de se identificar, dentro de empresas do segmento, que elementos são fundamentais para o suporte de TI às operações das empresas de transporte rodoviário de passageiros. E, por fim, buscou-se correlacionar os elementos presentes na literatura com os identificados na pesquisa de campo, como bases para a proposição da proposta em questão. Como resultados, espera-se que a pesquisa possa contribuir para elucidar os elementos fundamentais a serem considerados na solução de TI para o processo de venda de passagens, dentro do segmento analisado.

Abstract

Globalization brings new challenges to organizations, requiring that their business processes be more flexible, agile, and able to fulfill increasingly turbulent markets demands. This scenario requires from Companies extensive usage of technology to change in a constant and evolutionary way these processes, extracting higher value from them. In this sense, IT (Information Technology) has been one of the main elements to promote agility with productivity in these processes, both through optimization, and also due to the efficiency derived from adherent IT solutions, which allow greater control, transparency and predictability, increasing IT investments returns. This dissertation focused on an IT solution proposition for the ticket sales process, into passenger transport companies, that are under ANTT (National Land Transport Association) regulations. This industry is fragmented, and transportation coverage is regional, since Brazil is a continental country. Thus, this study proposes an IT solution, which is compounded by infrastructure, application, and telecommunications elements, and aimed to support all ticket sales activities, in an integrated way, applied to operations and strategies of road passenger transport companies. For that, a bibliographical research was carried out in order to obtain concepts that support this proposal elaboration. Following this, a qualitative research was carried out in order to identify, within this sector companies, what elements are fundamental for IT to support road passenger transport companies operations. And finally, were linked literature present elements with those identified in the field research, which are basis for the IT proposal in question. As a result, it is expected that this research contributes to elucidate the fundamental elements to be considered in the IT solution for ticket sales, within the analyzed industry.