Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROBLEMATIZAÇÃO DE POSSÍVEIS ASPECTOS EDUCACIONAIS NOS CAPÍTULOS INTERNOS DO ZHUANGZI

Orientador

PROF. DR. THIAGO BORGES DE AGUIAR

Autor

CARLOS ALBERTO BENTO CORRÊA

Palavra chave

aspectos educacionais; capítulos internos; Zhuangzi (Chuang-Tsé, Chuang Tzu); China; educação chinesa; Oriente.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

03/03/2017

Nº Downloads

1990

Resumo

O objetivo deste estudo é problematizar alguns possíveis aspectos educacionais presentes nos capítulos internos do Zhuangzi – nome dado não apenas à obra, mas que seria, também, o nome de seu autor. Este conjunto de escritos são tradicionalmente relacionados ao chamado Daoísmo, que, junto com o Confucionismo e o Budismo, representa uma das três perspectivas de educação mais famosas da China, atualmente. Ao longo da pesquisa, percebemos que o Zhuangzi é pouco estudado no Brasil, o que por si só justificaria um estudo sobre a obra. Assim, a relevância deste estudo seria a de tentar mostrar que a educação chinesa não possui somente uma proposta para aquilo que vem sendo chamado de Educação, mas várias. Isto porque a proposta de base confucionista é a mais divulgada no mundo tanto pelos chineses quanto pelos ocidentais, porém, essa divulgação pode deixar de lado a vastidão da Educação Chinesa. Assim, faremos uma análise dedicada a um dos autores pouco estudados na área da Educação: Zhuangzi. Em outras palavras, iremos discutir algumas das metodologias mais difundidas para o estudo da obra, no sentido de mostrar a relevância do procedimento etimológico de Hamill e Seaton. Além disso, apresentamos um esboço do panorama dos capítulos internos, com comentários pontuais sobre cada um dos sete capítulos, seguidos, obviamente, de informações sobre o contexto histórico do autor e detalhamento de uma das historietas da obra. Explicaremos, também, que entendemos por “possíveis aspectos educacionais” as categorias que (por resultado do uso do procedimento etimológico) denominamos de “aprendizagem como atenção”, “autoaprendizagem conjunta”, “instituição de ensino”, “professor”, “estudioso”, “estudante”, bem como, a escrita de Zhuangzi como um improvável ato formativo.

Abstract

The objective of this study is to problematize some possible educational aspects in the internal chapters of Zhuangzi. This is a name that would at the same time be of the author and of the title of the work, and which is traditionally related to the so-called Daoism, which together with Confucianism and Buddhism represent the three most famous perspectives of education in China today. Throughout the research, we realized that there are not so many studies on him in Brazil, which in itself would justify a research about the text. Thus, the relevance of this study would be to try to show that Chinese education has not only one proposal for what has been called Education, but several. The Confucianist proposal, however, is the most popular in the world by both Chinese and Westerners, but this disclosure can leave aside the vastness of Chinese education. Therefore, we will do a dedicated analysis to one of the authors little studied in the area of Education, in our case, Zhuangzi. In other words, discuss some of the most widespread methodologies for the study of the text, in order to show the relevance of the etymological procedure of Hamill and Seaton. In addition, to present an outline of the panorama of the internal chapters, with punctual comments on each of the seven chapters, followed, of course, with information about the author's historical context and detailing one of the text’s stories. As well as to explain that we understand by “possible educational aspects” the categories that, as a result of using the etymological procedure, we call “learning as attention”, “self-learning together”, “teaching institution”, “teacher”, “scholar”, “student” and also the writing of Zhuangzi as an improbable formative act.