Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDE ESTADUAL PAULISTA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA/SP: A CONCEPÇÃO DO DIRETOR DE ESCOLA E DO PROFESSOR

Orientador

Prof.ª Dr.ª Tânia Barbosa Martins

Autor

FÁTIMA APARECIDA MEDICI

Palavra chave

Política Educacional; Educação Básica; Tecnologias de Informação e Comunicação.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

17/02/2017

Nº Downloads

881

Resumo

A presente pesquisa pertence ao núcleo de pesquisa em Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e tem por objetivo analisar como diretores de escola e professores da rede estadual paulista de ensino do Município de São João da Boa Vista/SP concebem o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional, no contexto das transformações na política educacional, a partir de meados da década de 1990, e propugnam pela expansão das TIC nas escolas públicas. Entre os principais questionamentos da pesquisa, podemos destacar: Como os diretores de escola e professores concebem o uso das TIC? O percurso metodológico considerou um trabalho de campo que contemplou entrevistas com três diretores de escola e nove professores em três escolas da rede pública paulista do município de São João da Boa Vista/SP; um estudo de documentos oficiais que preconizam o uso das TIC nas escolas; e um levantamento de programas, projetos e ações, criados pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado de São Paulo para implementar o uso das tecnologias nas escolas nos últimos anos. Tendo como referência o caminho percorrido nessa pesquisa, verificamos, por meio das entrevistas, as dificuldades que os diretores de escola e professores sentem quanto ao uso das TIC na educação. Os aspectos mais marcantes observados nas concepções dos diretores e professores sobre a utilização das TIC na escola são a disponibilidade em utilizar as tecnologias como auxílio à prática pedagógica, a ausência de uma formação que atenda às necessidades para realização do trabalho dos professores com relação ao uso das TIC e a falta de uma infraestrutura apropriada para implementação dos programas e ações referentes às TIC. Entendemos que o conjunto de ações e de programas de incentivo ao uso das TIC nas escolas estaduais do munícipio de São João da Boa Vista/SP é implementado pela utilização limitada das TIC.

Abstract

The present research belongs to the core of research in Teaching Work, Teacher Training and Educational Policies of the Graduate Program in Education (PPGE) of the Methodist University of Piracicaba (UNIMEP) and aims to analyze how school principals and teachers of the São Paulo State School of Education in the municipality of São João da Boa Vista / SP conceive the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational process, in the context of transformations in educational policy, from the mid-1990s, and advocate for the expansion of ICT in public schools. Among the main questions of the research, we can highlight: How do school principals and teachers conceive the use of ICT? The methodological course considered a field work that included interviews with three school principals and nine teachers in three public schools in the city of São João da Boa Vista / SP; A study of official documents advocating the use of ICT in schools; And a survey of programs, projects and actions created by the Federal Government and the Government of the State of São Paulo to implement the use of technologies in schools in recent years. Taking as reference the path taken in this research, we verified, through interviews, the difficulties that school principals and teachers feel about the use of ICT in education. The most striking aspects observed in the conceptions of the directors and teachers about the use of ICT in the school are the availability in using the technologies as aid to the pedagogical practice, the absence of a training that meets the needs to realize the work of the teachers with respect to the use And the lack of an appropriate infrastructure for the implementation of ICT programs and actions. We understand that the set of actions and programs to encourage the use of ICT in state schools in the city of São João da Boa Vista / SP is implemented by the limited use of ICT.