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Título

AS RELAÇÕES AFETIVAS NAS PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Orientador

Profa. Dra. Maria Nazaré da Cruz

Autor

JÉSSICA BARBOZA CASAROTTE

Palavra chave

Afetividade; Primeiro ano do Ensino Eundamental; Leitura e escrita

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

22/02/2017

Nº Downloads

3191

Resumo

Após o acréscimo do nono ano no Ensino Fundamental a partir de 2010, os alunos, , ao ingressarem no primeiro ano deste período, deparam-se com um ambiente de ensino e aprendizagem diferente do encontrado na educação infantil de modo que o primeiro ano, que recebia as crianças de sete anos de idade, passou a receber as de seis. Diante desta nova organização, as relações no espaço e na interação escolar sofreram alterações. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a dimensão afetiva que constitui o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita construídos por uma professora e seus alunos quando estes ingressam no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. A hipótese levantada é a de que o modo como professora e alunos se relacionam influencia na interação com o conteúdo de estudo, pois afeto e cognição são processos interdependentes. Assim, realizou-se uma pesquisa de campo, a partir de uma abordagem histórico-cultural, que teve como sujeitos 30 alunos e uma professora do 1° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Santa Bárbara do Oeste. Como instrumentos de pesquisa, foram realizadas observações registradas em diário de campo, filmagem de atividades e entrevista com a professora. A partir dos dados coletados, foi possível detectar a presença das dimensões afetivas no cotidiano da sala de aula e inferir que as mediações, as propostas pedagógicas, as avaliações e o olhar do outro influencia no modo como os alunos se constituem e se relacionam com o objeto de estudo. Esta descoberta resultou na construção de dois grandes eixos de análise: processo de apropriação da escrita e processos de exclusão. Sendo assim, as análises dos dados sugeriram que na sala de aula há movimentos de proximidade e distanciamento da escrita e que ambos estão impregnados de afetividade. Os gestos, as aproximações, as palavras da professora, as atividades propostas e a organização da sala de aula promoviam movimentos em diferentes direções seja de possibilidades ou de dificuldades de aprendizagem.

Abstract

After 2010 the ninth grade was added to the Elementary School. The new curriculum organization anticipated to six years old the begging age at Primary Education, a phenomenon that has changed the teaching and learning process. The present research aims to analyze the affective relationship of the learning process between reading and writing that exist between the teacher and the students. Since affection and cognition are interdependent processes, the raised hypothesis is that the way that teacher and students relate, influences their interaction with the contents. Thus, a field research based on a historical-cultural approach was carried out with 30 students and a 1º grade teacher in a municipal school in Santa Bárbara do Oeste. The researched instruments were; observations recorded in a field diary, filming and interviewing the teacher. From the collected data, it was possible to detect the presence of the affective dimension in the classroom and to infer that the mediations, the pedagogical proposals, the assessments and friend’s opinion influence the way the students constitute and relate to the object of study. This discovery resulted in the construction of two main axes of analysis: the writing appropriation process and the exclusion processes. Thus, the analysis of the data suggested that in the classroom there are movements of proximity and distance from the writing and both are surrounded by affectivity. The gestures, the approximations, the words of the teacher, the activities proposed and the classroom organization promoted possibilities of learning and difficulties.