Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

QUE PROFISSIONAL É ESTA? REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Orientador

MARIA NAZARÉ DA CRUZ

Autor

ALESSANDRO MESSIAS MOREIRA

Palavra chave

Ser Professor; Representações Sociais; Construção Identitária; Educação Infantil.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

25/05/2016

Nº Downloads

820

Resumo

Neste estudo, o objetivo foi reconhecer as Representações Sociais – RS do “Ser Professora” e o modo como se formam e contribuem para a construção identitária da professora na Educação Infantil. Como referenciais teóricos, artigos, teses, dissertações e livros que fundamentam a teoria das RS e de construção identitária. No desenvolvimento, trataram-se os paradigmas propostos para formação docente tomando o caminho da conceituação de RS, para chegar à construção identitária de professoras de crianças de 0 a 3 anos de idade, atuantes em 12 Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIs. Para levantamento de dados, responderam a um questionário 130 professores que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade nesses centros. Foi também realizada uma entrevista semiestruturada junto a 18 docentes, com o intuito de reconhecer as Representações Sociais e seus impactos na Constituição Identitária do Ser Professora na Educação Infantil. Por meio do questionário, composto por questões objetivas fechadas e abertas, buscou-se caracterizar a amostra, além de avaliar as crenças, opiniões e ideias que se apresentam nos discursos das profissionais. As entrevistas semiestruturadas foram devidamente gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Para organizar e ajudar no tratamento e análise qualitativa do conteúdo dos questionários foi utilizado o software Sphinx e, para a organização e análise dos discursos das entrevistas, utilizou-se o software Atlas.ti. O tratamento das respostas aos questionários e do conteúdo das entrevistas facilitou a identificação das RS e, consequentemente, favoreceu a compreensão da forma como contribui para a Constituição Identitária Docente nesse nível de ensino, demonstrando a dificuldade de se constituir como professora sem se reconhecer e sem ser reconhecida como tal.

Abstract

In this study, the objective was to recognize the Social Representations - SR of the "Being Teacher" and the way they are formed and contribute to the teacher's identity construction in Early Childhood Education. As theoretical references, articles, theses, dissertations and books were used that base the RS theory and identity construction. In the development, it was tried to treat the proposed paradigms for teacher training, taking the path of RS conceptualization to arrive at the identity construction of teachers of children from 0 to 3 years old, working in 12 Municipal Centers of Early Childhood Education (CEMEIs). For data collection, a questionnaire was answered by 130 teachers who attend children from 0 to 3 years of age in these centers. A semi-structured interview was also carried out with 18 teachers with the purpose of recognizing the Social Representations and their impact on the Identity Constitution of Being a Teacher in Early Childhood Education. Through the questionnaire, composed of closed and open objective questions, we sought to characterize the sample, as well as to evaluate the beliefs, opinions and ideas presented in the professionals' discourses. The semi-structured interviews were properly recorded in audio and later transcribed. To organize and assist in the treatment and qualitative analysis of the content of the questionnaires, the Sphinx software was used and the Atlas.ti software was used to organize and analyze the interview speeches. The Sphinx software was used to organize and assist in the treatment and qualitative analysis of the content of the questionnaires and the Atlas.ti software was used to organize and analyze the interview speeches. The treatment of the answers to the questionnaires and the content of the interviews facilitated the identification of SRs and, consequently, favoured the understanding of the way in which it contributes to the Teaching Identity Constitution at this level of teaching, demonstrating the difficulty of becoming a teacher without being recognized and without Be recognized as such.