Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A condição humana em Hannah Arendt: educar para cuidar do mundo

Orientador

Bruno Pucci

Autor

Andrea Stefania Mascarello

Palavra chave

Hannah Arendt. Educação. Política.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

03/03/2017

Nº Downloads

3030

Resumo

A presente dissertação tem como objetivo, a partir da revisão da distinção que Hannah Arendt (1906-1975) faz entre condição humana e natureza humana na obra A Condição Humana, analisar as considerações políticas contidas na obra, a partir da compreensão das três atividades humanas fundamentais: Trabalho, Obra e Ação; consideradas pela pensadora como manifestações autênticas da condição humana. Tais compreensões buscam identificar os traços duráveis da condição humana e são correlatas de outros conceitos desenvolvidos pela autora como natalidade, liberdade, ação política e amor mundi. Ao aproximá-los da educação, busca-se desenvolver reflexões sobre a educação, (re)significando seu caráter político e sua importância para a formação, ação e participação política no exercício democrático, defendendo assim a ideia de que a principal função da educação é educar para cuidar do mundo. As reconsiderações do conceito de vita activa traçadas por Arendt nos possibilitou compreender o sentido dessas atividades enquanto manifestações da condição humana e, revisitá-las, implicou também interrogar sobre o atual significado de cada uma delas.

Abstract

This dissertation is based on a review of Hannah Arendt's (1906-1975) distinction between the human condition and human nature in her work The Human Condition, to analyze the political considerations contained in the work, from the understanding of the three human activities Work, Work and Action; considered by the thinker as authentic manifestations of the human condition. These understandings seek to identify the durable traits of the human condition and are correlated with other concepts developed by the thinker as birth, freedom, political action and amor mundi. In approaching education, it seeks to develop reflections on education, (re)signifying its political character and its importance for the formation, action and political participation in the democratic exercise, thus defending the idea that the main function of education is educate to take care of the world. The reviews of the vita active concept established by Hannah Arendt allow us to understand the meaning of these activities as manifestations of the human condition and revisiting them also suggests questioning the actual meaning of each one.