Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

LOGÍSTICA E COMPETITIVIDADE DE PRODUTORES DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS

Orientador

PROFA. DRA. MARIA RITA PONTES ASSUMPÇÃO

Autor

ARI FERREIRA JUNIOR

Palavra chave

Logística e competitividade; Vantagem competitiva; Visão Baseada em recursos; Revestimentos cerâmicos; Polo Cerâmico de Santa Gertrudes.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

07/02/2017

Nº Downloads

754

Resumo

A logística evoluiu no decorrer do tempo em função da necessidade de apoio à competitividade das empresas. De função geradora de custos, a logística passou a ser considerada como recurso capaz de influenciar na competitividade das empresas. Além de possibilitar a redução dos custos, pode influenciar positivamente nos resultados do serviço oferecido aos clientes. Assim a logística, quando considerada um recurso competitivo, passa a ser um diferencial perante os concorrentes. O Brasil é hoje o segundo maior fabricante e consumidor de revestimentos cerâmicos. O maior polo produtor do Brasil é o Polo Cerâmico de Santa Gertrudes. Pesquisas anteriores apresentaram o apoio competitivo destas empresas apoiados em tecnologias de processo e composição de materiais. Não foi possível encontrar pesquisa que relacionasse a logística como fator competitivo nas empresas deste segmento. Assim, o objetivo desta pesquisa foi o de investigar a influência da logística na competitividade das empresas produtoras de revestimentos cerâmicos. A pesquisa foi realizada por meio da metodologia de estudo de casos, tendo como unidade de análise duas empresas pertencentes ao Polo Cerâmico de Santa Gertrudes. As duas empresas estudadas caracterizam os dois processos de fabricação inerentes ao segmento. A análise dos casos foi realizada com base em pressupostos da literatura utilizando a Visão Baseada em Recurso como subsídio e investigou a estratégia competitiva das empresas, por meio da identificação da estratégia corporativa, de negócio e funcional. Para compreensão da logística como recurso competitivo, verificou-se o alinhamento entre estas estratégias.

Abstract

Logistics has evolved over time due to the need to support business competitiveness. From a cost-generating function, logistics became a resource capable of influencing the competitiveness of companies. In addition to making it possible to reduce costs, it can positively influence the results of the service offered to customers. Thus, when considered a competitive resource, logistics become a differential to competitors. Brazil is now the second largest manufacturer and consumer of ceramic tiles. The largest producer pole in Brazil is the Ceramic pole of Santa Gertrudes. Previous studies have presented the competitive support of these companies based on process technologies and materials composition. It was not possible to find research that related logistics as a competitive factor in the companies in this segment. Thus, the objective of this research was to investigate the influence of logistics on the competitiveness of companies producing ceramic tiles. The research was carried out through the methodology of case studies, having as unit of analysis two companies belonging to the Ceramic Pole of Santa Gertrudes. The two companies studied characterize the two manufacturing processes inherent to the segment. Case analysis was carried out based on assumptions from the literature using the Resource Based View as a subsidy and investigated the companies' competitive strategy, through the identification of the corporate, business and functional strategy. To understand logistics as a competitive resource, the alignment between these strategies was verified.