Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

SISTEMATIZAÇÃO DA GESTÃO DE ESTOQUES NO SETOR DE SUPERMERCADO VAREJISTA DE PARACATU-MG

Orientador

Prof. Dr. João Batista de Camargo Junior

Autor

NELSON VIEIRA DA SILVA

Palavra chave

Gestão de estoques, Sistematização, Supermercados, Análise ABC e Gerenciamento por categorias.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

22/02/2016

Nº Downloads

1410

Resumo

Em um ambiente altamente competitivo, as empresas do setor varejista de supermercados precisam de diferenciais competitivos para se manter no mercado. Nesse contexto, uma gestão de estoques efetiva é uma importante ferramenta para a redução de custos e melhoria do atendimento a seus clientes. O objetivo da presente pesquisa consistiu em verificar se uma sistematização que busque a melhoria da gestão de estoques, elaborada a partir de uma pesquisa qualitativa realizada em oito supermercados na cidade de Paracatu-MG e de conceitos presentes na literatura, pode ser teoricamente aplicada. Entre as práticas abordadas pela pesquisa destacam-se a reposição periódica, a análise ABC e o gerenciamento por categorias, além de práticas dependentes do uso eficiente da tecnologia de informação e comunicação. Também são abordadas práticas colaborativas como a coopetição e o gerenciamento de estoques pelo fornecedor (Vendor Managed Inventory - VMI). A pesquisa ressaltou a importância da gestão de estoques para o setor varejista de supermercados e identificou que a sistematização da gestão de estoques proposta pode vir a auxiliar as empresas pesquisadas no processo de gestão de seus estoques, diminuindo o índice de rupturas e minimizando os custos desse processo. Além disso, evidenciou-se que o aumento da disponibilidade de produtos pode vir a ser obtido com a aplicação de técnicas e práticas da gestão de estoques presentes na literatura acadêmica.

Abstract

In a highly competitive environment, companies in the retail sector of supermarkets need competitive advantages to keep themselves in the market. In this context, an effective inventory management is an important tool for reducing costs and improving service for their customers. The research objective is to verify if a systematization that seeks to improve inventory management can theoretically be applied, since it was drawn from a qualitative survey made in eight supermarkets in the city of Paracatu -MG and present concepts in literature. Among the practices covered by the survey, was include the periodic replacement, ABC analysis and category management, dependent practices of efficient use of information and communication technology. The Collaborative practices such as coopetition and Vendor Managed Inventory (VMI) are also covered. The research highlighted the importance of inventory management for the retail sector supermarkets and found that the proposed systematization of inventory management may ultimately help companies surveyed in their inventory management process, reducing the disruption index and minimizing the costs of this process. Furthermore, it became clear that increasing product availability might be achieved with the application of techniques and practices of management of stocks present in the academic literature.