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Título

O AGIR COMUNITÁRIO NA UNIVAP: LIMITES E POSSIBILIDADES

Orientador

PROF. DR. BRUNO PUCCI

Autor

LUIZ CARLOS ANDRADE DE AQUINO

Palavra chave

Universidade comunitária, privatização e mercantilização da educação superior brasileira, teoria crítica, agir universitário comunitário, Hannah Arendt, Theodor W. Adorno.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

23/02/2017

Nº Downloads

758

Resumo

Quais são os limites e as possibilidades da universidade comunitária, sem comprometer seus princípios institucionais, contribuir para a democratização da educação superior brasileira diante do seu intenso e progressivo quadro de privatização/mercantilização? A partir desta questão orientadora, estabelecemos a hipótese de que o diagnóstico do agir universitário comunitário, constituído pela tensão entre conceito e realidade expressa no discurso dos principais sujeitos institucionais, revela as tendências que se contrapõem a uma educação meramente formal e orientada somente ao mercado de trabalho, ou seja, aponta a possibilidade da universidade comunitária oferecer uma educação de qualidade e orientada à formação humana mais ampla. A pesquisa tem um caráter qualitativo na medida em que se trata de um estudo de caso da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), sediada em São José dos Campos (SP), baseado em análise documental e entrevistas com os seus principais sujeitos institucionais, com o objetivo de investigar os limites e as possibilidades da universidade comunitária se contrapor a uma educação meramente formal e orientada para o mercado de trabalho. No Capítulo 1 contextualizamos brevemente a universidade comunitária no Brasil e assinalamos o debate sobre sua identidade em formação, seguido de sua caracterização legal e conceitual, além de apontar o quadro do intenso processo de privatização/mercantilização da educação superior brasileira, identificando os principais constrangimentos daí surgidos para a sobrevivência das universidades comunitárias. No Capítulo 2 apresentamos nosso referencial teórico: a) a concepção de ação humana de Hannah Arendt, enquanto espaço de liberdade e criação do novo no âmbito do espaço político, hoje colonizado pelas relações de mercado e; b) a filosofia crítica de Theodor W. Adorno expressa em suas categorias de análise filosóficas presentes nas obras Dialética Negativa, Teoria da Semiformação e Educação e Emancipação. No Capítulo 3 expomos um breve histórico da Universidade do Vale do Paraíba, objeto de nosso estudo, seguido de sua caracterização legal e conceitual, com base em seu atual estatuto e no de sua mantenedora, no seu Plano de Desenvolvimento Institucional e em outros documentos pertinentes e, ainda, descrevemos as principais políticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão que orientam e caracterizam as práticas em curso da instituição. No Capítulo 4 realizamos uma análise das entrevistas e dos questionários aplicados junto aos principais atores institucionais da Univap, identificando concepções que revelam as contradições entre conceito e realidade desta universidade comunitária, permitindo construir o conceito de agir universitário comunitário. Por fim, em nossas considerações finais retomamos a hipótese sobre o sentido e a possibilidade de uma educação efetivamente comunitária, identificando, para a realidade da instituição estudada, tanto os elementos que bloqueiam a realização desse objetivo quanto os elementos que sugerem ser isso ainda possível.

Abstract

What are the limits and possibilities of the community university, without compromising its institutional principles, contribute to the democratization of brazilian higher education in the face of its intense and progressive privatization/commodification? Based on this guiding question, we hypothesize that the diagnosis of community university action, constituted by the tension between concept and reality expressed in the discourse of the main institutional subjects, reveals the tendencies that are opposed to a purely formal education oriented only to the market of work, that is, it points to the possibility of the community university offering a quality education oriented towards a broader human formation. The research has a qualitative character in that it is a case study of the University of Vale do Paraíba (Univap), based in São José dos Campos (SP), based on documentary analysis and interviews with its main institutional subjects, With the aim of investigating the limits and possibilities of the community university to oppose a purely formal education oriented to the labor market. In Chapter 1, we briefly contextualize the community university in Brazil and mark the debate about its identity in formation, followed by its legal and conceptual characterization, besides pointing out the intense process of privatization/commodification of brazilian higher education, identifying the main constraints emerged for the survival of community universities. In Chapter 2 we present our theoretical framework: a) Hannah Arendt's conception of human action as a space for freedom and creation of the new within the political space, now colonized by market relations; B) The critical philosophy of Theodor W. Adorno expressed in his categories of philosophical analysis present in the works Negative Dialectic, Theory of Semiformation and Education and Emancipation. In Chapter 3 we present a brief history of the University of Vale do Paraíba, object of our study, followed by its legal and conceptual characterization, based on its current status and that of its maintainer, its Institutional Development Plan and other pertinent documents and we also describe the main teaching, research, extension and management policies that guide and characterize the institution's ongoing practices. In Chapter 4, we conducted an analysis of the interviews and questionnaires applied to the main institutional actors of Univap, identifying conceptions that reveal the contradictions between concept and reality of this community university, allowing us to construct the concept of university community action. Finally, in our final remarks we return to the hypothesis about the meaning and possibility of an effectively communitarian education, identifying, for the reality of the studied institution, both the elements that block the achievement of this objective and the elements that suggest that this is still possible.