Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

APROPRIAÇÕES FORMAIS E SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE FOTOGRAFIAS PRODUZIDAS NAS AULAS DE ARTE

Orientador

PROF.º DR. THIAGO BORGES DE AGUIAR

Autor

LAUDO RODRIGUES SOBRINHO

Palavra chave

Fotografia, Dialogia, Educação, Ensino de Arte, Ensino Médio

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

15/12/2016

Nº Downloads

698

Resumo

Este trabalho discutiu o modo como alunos de uma Escola Estadual, no interior do estado de São Paulo, na aula de Arte, produziram fotografias e discutiram a respeito de sua produção. As escolhas teóricas e metodológicas de investigação estabeleceram-se em diálogo com minha história de formação pessoal e o contexto da pesquisa ocorreu em um município de economia, predominantemente, rural. O objetivo do trabalho foi estudar como a linguagem fotográfica e suas técnicas de produção podem favorecer as reflexões dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública, do interior de São Paulo, a problematizarem a realidade na qual estão inseridos. Partimos da seguinte questão: é possível que por meio da produção de fotografias e das discussões sobre elas que os alunos se apropriem de significações de sua realidade e conceituem o “trabalho” de forma diferenciada ao conceito dado pelo Currículo Oficial? Para realizar a coleta dos dados, os alunos, depois de já conhecerem técnicas e conceitos formais da arte fotográfica, foram convidados a produzirem fotografias com o tema “Trabalho”. Posteriormente, as fotos foram discutidas, coletivamente, em momentos gravados em áudio e/ou vídeo. Uma seleção de nove imagens, com seus respectivos turnos dialógicos, compôs o material que me permitiu analisar as significações que os alunos continham sobre tema, inicialmente, dado e como passaram a ressignificá-las (ou não) após a mediação e as intervenções realizadas pelo professor/pesquisador. Os dados possibilitaram a ampliação da visão do professor/pesquisador sobre as condições concretas de vida de seus alunos e seus modos de significarem o mundo em que vivem. Três foram as categorias de análise em diálogo com a história de vida do professor/pesquisador e sua relação com a pesquisa e os conceitos circundantes sobre fotografia: as apropriações de regras de linguagem fotográfica, as relações entre os sujeitos e, por fim, as significações sobre trabalho. A tese se verificou na medida em que as análises mostraram, da parte dos alunos, tanto a apropriação de regras formais de composição da fotografia quanto a possibilidade de significações do mundo em que vivem, a partir da relação com o professor/pesquisador.

Abstract

This work discussed how students of a State School in São Paulo State countryside, in the art class, produced photographs and discussed about their production. The theoretical and methodological choices of research were established in dialogue with my history of personal formation and the context of the research occurred in a municipality of predominantly rural economy. The objective of this work was to study how the photographic language and its production techniques can favor the reflections of the high school students of a public school in the countryside of São Paulo to problematize the reality in which they are inserted. We started from the following question: is it possible that through the production of photographs and the discussions about them the students take ownership of meanings of their reality and understand the concept of “work” differently from the official curriculum? In order to collect the data, the students, after already knowing techniques and formal concepts of the photographic art, were invited to produce photographs with the theme "Work". Subsequently, the photos were discussed collectively, in moments recorded in audio and / or video. A selection of nine images, with their respective dialogical shifts, made up the material that allowed me to analyze the meanings that the students contained on the subject initially given and how they came to re-signify them (or not) after mediation and the interventions made by the teacher / researcher. The data allowed the teacher / researcher's vision to expand on the concrete conditions of their students' lives and their ways of meaning the world in which they live. Three categories of analysis were in dialogue with the teacher / researcher's life history and their relation to the research and the surrounding concepts about photography: the appropriations of rules of photographic language, the relations between the subjects and, finally, the meanings about work. The thesis was verified to the extent that the analyses showed, on the part of the students, both the appropriation of formal rules of composition of the photography and the possibility of meanings of the world in which they live from the relationship with the teacher / researcher.