Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

CENTROS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO ATUAL CENÁRIO

Orientador

PROF. DR. CLEITON DE OLIVEIRA

Autor

LUIZ CARLOS VIEIRA GUEDES

Palavra chave

Centro Universitário, Autonomia Universitária, Ensino Superior.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

30/08/2016

Nº Downloads

969

Resumo

Objetivou-se analisar um tipo de instituição do Ensino Superior Brasileiro, os Centros Universitários. Essas instituições são pluricurriculares e devem ter como pré-requisito o oferecimento de um ensino com excelência. Têm autonomia para criar e extinguir cursos, sem a obrigatoriedade de oferecer pesquisa. Para isso, foi realizada análise documental e bibliográfica, examinando-se documentos oficiais de implantação e regulação dos Centros Universitários e dos cursos por eles oferecidos, e consultando-se livros, capítulos de livros, teses, dissertações e artigos relacionados ao assunto. Outra fonte utilizada para os levantamentos de dados referentes aos Centros Universitários foi o Censo MEC/Inep de 2014, que possibilitou a constatação de que essas instituições representam 6,2% de todas as que fazem parte do sistema educacional superior brasileiro. O Censo forneceu também outros dados, como número de ingressantes em 2014, número de alunos matriculados, cursos oferecidos, cursos mais procurados, localização dos Centros Universitários, condições em relação aos recursos humanos, considerando-se titulação do corpo docente e tempo de dedicação. Foi realizada também uma análise a partir dos dados do CPC – Conceito Preliminar de Cursos – e do IGC – Índice Geral dos Cursos Avaliados da Instituição, disponibilizados pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ambos evidenciaram a qualidade dos cursos, segundo os critérios elaborados pelo Ministério da Educação. A análise considerou os últimos três ENADEs – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (2012, 2013 e 2014), todos os resultados publicados nos anos subsequentes. Com base nesses resultados, constatouse que os Centros Universitários se caracterizam por obterem resultados na média mínima exigida pelo Ministério da Educação para se manterem sem qualquer tipo de intervenção, com resultados dos índices CPC e IGC, em sua maioria, com o valor 3, entre valores que variam de 1 a 5. Seus resultados são superiores apenas aos das Faculdades e inferiores aos das Universidades e aos dos IFs/CEFETs – Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Centros Federais de Educação Tecnológica. Assim, a prerrogativa de oferecerem ensino de excelência, conforme a legislação, não pôde ser evidenciada por esses índices estipulados pelo Ministério da Educação.

Abstract

The objective of this study was to promote an analysis of a type education institution that is part of the Brazilian higher education, the University Centers. Multi-courses education institutions must have as a prerequisite to offer excellence in education, to have autonomy to open and close courses, moreover they are not required to carry out researches. Thus a documental and bibliographical research was conducted, in which official documents related to the implement and regulation of University Centers and courses offered by them, were analyzed. Books, chapters of books, thesis, dissertations and articles related to the subject were consulted. Another source used for the data collection in relation to University Centers was the 2015MEC/Inep Census in which was possible to determine that these institutions represent 6,2% of all the institutions that take part of the Brazilian higher education system. Besides other data such as the entrant figures in 2014,enrolled students rate, courses available, the most demanded courses, the places where the University Centers are located and also the real condition regarding human resources, taking into account the faculty staff academic degree and their dedication time. An analysis was also carried out with the CPC data- Course Preliminary Concepts and the IGC - General Index of Courses. They are available at Inep -Anisio Teixeira National Institute of Educational Studies. An analysis considered the three last results of ENADE - National Assessment of Student Achievement, years 2012, 2013 and 2014, all the results were published the following years. Based on these results we can see that the University Centers are characterized by getting results on the minimum average required by the Ministry of Education not to have any kind of intervention ,with the results of CPC and IGC index, most of the time scoring 3,with scores that vary from 1 to 5.These results are superior to the Faculties only, and inferior to the Universities and to the IFs/CEFETs – Federal Institutes of Education, Science and Technology and technological Education Federal Centers. Based on that, we can find that the attribution of offering excellence in education, according to the legislation, cannot be demonstrated through these indexes determined by the Ministry of Education.