Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A Educação Pública em Rousseau: Uma Leitura das Considerações Sobre o Governo da Polônia ou Como Formar o Homem e o Cidadão

Orientador

Prof. Dr. Thiago Borges de Aguiar

Autor

VALTER DA CRUZ

Palavra chave

Ilustração; Espaço público; Considerações sobre o Governo da Polônia; Educação na Modernidade

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

03/02/2017

Nº Downloads

709

Resumo

Este trabalho procura compreender o desenvolvimento do conceito de educação pública em Rousseau ao longo de algumas de suas obras. Apresentaremos a noção de educação natural no Discurso Sobre as Ciências e as Artes e no Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens. Discutiremos o conceito de educação da sociedade desenvolvido no Emílio ou da Educação e no Do Contrato Social. O tema da educação pública será desenvolvido nas Considerações Sobre o Governo da Polônia e sua Reforma Projetada e no Discurso Sobre Economia Política. Visando compreender os princípios da educação pública em Rousseau, faremos uma análise bibliográfica, perpassando aquelas obras e os debates pelos quais foram submetidas ao longo dos anos por seus comentadores. Analisaremos a questão da impossibilidade da formação do homem e do cidadão ao mesmo tempo, tema este que está contido em todos os textos de Rousseau. Indicaremos como na perspectiva de Rousseau a educação pública é fundamental à formação de cidadãos para a construção da sociedade civil e do Estado no período pré-Revolução Francesa.

Abstract

This paper tries to understand the development of the concept of public education in Rousseau during some of his works. We will present the notion of natural education in the Discourse on the Sciences and the Arts and the Discourse on the Origin and Grounds of Inequality Among Men. We will discuss the concept of education of society developed in Emílio or Education and in the Social Contract. The theme of public education will be developed in the Considerations on the Government of Poland and its Projected Reform and in the Discourse on Political Economy. In order to understand specifically the principles of public education in Rousseau, we will make a bibliographical analysis, going through those works and the main debates for which they have been submitted over the years by their main commentators. We will analyze the question of the impossibility of the formation of man and of the citizen at the same time, a subject that is contained in all the texts of Rousseau. We will show how in Rousseau's perspective public education is fundamental to the formation of citizens for the construction of civil society and the state in the pre-French Revolution.