Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DIAGNÓSTICO DO ESTRESSE E DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Orientador

Profª. Drª. Yeda Cirera Oswaldo

Autor

LUCIANA HELENA PIZZINATTO

Palavra chave

Estresse; qualidade de vida no trabalho; docentes.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

23/02/2017

Nº Downloads

1213

Resumo

De acordo com a nova realidade dos cenários acadêmicos privados, distintos papéis e funções foram desenvolvidos ao longo dos anos. A profissão do professor era vista como vocação e isso deveria ser suficiente para motivá-lo e satisfazê-lo. Porém, estudos recentes mostram que essa já não é mais a realidade. A preocupação com um dos principais protagonistas dentro das instituições de ensino se faz necessária para otimizar seu desempenho e o da organização na qual está inserido. Esta pesquisa teve como objetivo diagnosticar as fases e sintomas de estresse, bem como os agentes estressores que interferem na qualidade de vida no trabalho em docentes de uma instituição de ensino superior privada, o Claretiano Faculdade de Rio Claro - SP. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa diagnóstica sobre estresse e qualidade de vida no trabalho de docentes do ensino superior. A pesquisa teve abordagem quantitativa e qualitativa, e a amostra foi composta por setenta e um docentes atuantes nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e da Vida, que se encontravam, na ocasião, há mais de um ano na instituição. Foram utilizados os seguintes instrumentos avaliativos: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp - ISSL (2000); o questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho segundo o modelo de Walton (1973); e, para conseguir montar o perfil, um questionário sociodemográfico. Os resultados do estudo revelaram que na amostra pesquisada, 42,25% da população encontravam-se em alguma fase de estresse, sendo detectado uma pessoa na fase de alerta, vinte e duas pessoas na fase de resistência, quatro pessoas na fase de quase-exaustão e três pessoas na fase de exaustão. Para os resultados obtidos sobre a satisfação da qualidade de vida dos docentes, o critério que mais se destacou positivamente foi o de integração social e o que mais se destacou negativamente foi o de oportunidades de crescimento contínuo. E, ao elaborar-se uma relação dos critérios de qualidade de vida com maiores destaques entre os indivíduos em alguma fase de estresse, notou-se que os docentes na fase de exaustão eram os mais satisfeitos com o critério de integração social (deixando de ser apontado como uma possível causa de estresse). Já o docente menos satisfeito com o critério de oportunidades de crescimento contínuo foi aquele que se encontrava na fase de alerta (podendo ser indicado como uma possível causa do processo de estresse). Esses resultados devem servir para que a instituição, com base nos fatores citados, possa refletir sobre estratégias e ações preventivas, junto com a área de gestão de pessoas, para melhorar a qualidade de vida no trabalho dos docentes e otimizar sua eficiência bem como da IES.

Abstract

According to the new reality of private academic scenarios, different roles and functions have been developed over the years. The profession of the professor was seen as a vocation and this should be enough to motivate and satisfy him, but recent studies show that this is no longer the reality. The concern with one of the main protagonists within educational institutions is necessary to optimize their performance and that of the organization in which they are inserted. This research aimed to diagnose the phases and symptoms of stress, as well as the stressors that interfere in the quality of life in the work of professors of a private higher education institution: the Claretian Faculty of Rio Claro - SP. For this, a diagnostic research was developed on stress and quality of life in the work of higher education professors. The research had a quantitative and qualitative approach. The sample of this research was made up of seventy-one professors working in the humanities, exact and life sciences, who have been in the institution for over a year. The following evaluation instruments were used: Lipp - Stress Symptom Inventory for Adults - ISSL (2000); The questionnaire to evaluate the quality of life at work according to Walton's model (1973); And, in order to set up the profile, a sociodemographic questionnaire. The results of the study revealed that 42.25% of the population were in some stage of stress in the study sample; one person was detected in the alert phase, twenty-two people in the resistance phase, four people in the near- Exhaustion and three people in the phase of exhaustion. For the results obtained on the satisfaction of the quality of life of professors, the criterion that stood out most positively was the one of social integration and what stood out the most was the opportunity for continuous growth. And, when a list of the criteria of quality of life with the greatest highlights with the individuals was made, in some stage of stress, it was noticed that the professors in the phase of exhaustion were the most satisfied with the criterion of social integration (ceasing to be As a possible cause of stress), and professors who were less satisfied with the criterion of opportunities for continuous growth were those in the alert phase (which may be indicated as a possible cause of the stress process). These results should be used so that the institution can reflect on preventive strategies and actions, along with the management of people, based on the mentioned factors, to improve the quality of life in the work of the professors and to optimize their efficiency as well as the university.