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Título

O IMPACTO DO ESTRESSE LABORAL EM GESTORES DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA

Orientador

Profª. Drª. Yeda Cirera Oswaldo

Autor

FLÁVIA CRISTINA FONSECA DI SALVI

Palavra chave

Gestores; Estressores em Bancários; Liderança.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

23/02/2017

Nº Downloads

695

Resumo

O cenário atual define que as novas organizações de trabalho requerem múltiplas habilidades por parte do trabalhador, que deve ter a capacidade não apenas de prever problemas e desenvolver soluções alternativas, mas também de sugerir novas linhas de ação. Para os trabalhadores que continuam em seus postos, as inovações exigem maior qualificação, viabilizando ao máximo o aproveitamento da tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar os sintomas e as fases do estresse laboral em gerentes da Agência Regional Bancária Itaú Unibanco, localizada na Região de Limeira, Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa diagnóstico, cujo estudo consistirá em proceder uma diagnose sobre a presença do estresse, as principais fases, os sintomas e os estressores que afetam os gerentes das agências bancárias pesquisadas. Como instrumento de pesquisa, foram utilizados: Questionário Sociodemográfico, contendo gênero, idade, escolaridade, estado civil, tempo na função e na empresa, e o ISSL- Inventário de Sintomas de Stress para adultos de LIPP (2000). Com esta pesquisa, pretende-se, através do diagnóstico das fases e dos sintomas, implantar estratégias de prevenção do estresse para os gerentes da instituição bancária. No que tange ao questionário sociodemográfico, apurou-se que a amostra possuía 17 homens e 4 mulheres, casados, com escolaridade em nível de pós-graduação; em sua maioria, 47,62% atuavam na empresa entre 6 a 10 anos, e através da análise das respostas entendeu-se, com relação ao tempo de atuação no cargo de gerência, que a maioria, ou seja, 57,14% atuava já entre 4 a 5 anos. Observou-se ainda que do total dos respondentes, 62% apresentou estresse e 38% não apresentou estresse. Em relação às fases, desses 62% que demonstraram já possuir estresse, 15% encontravam-se na fase de alerta, 20% na fase de quase-exaustão, 20% na fase de exaustão e 45% na fase de resistência. Os sintomas de estresse que prevaleceram foram os psicológicos.

Abstract

The current scenario defines that new work organizations require multiple skills on the part of the worker, who should not only be able to foresee problems and develop alternative solutions, but also to suggest new lines of action. For the workers who remain in their posts, the innovations demand more qualification, making possible to the maximum the use of the technology. This research aims to diagnose the symptoms, phases and stressors in managers of the Itaú Unibanco Regional Banking Agency, located in the Region of Limeira, State of São Paulo. This is a diagnostic study, whose study will be to diagnose the presence of stress, the main phases, the symptoms and the stressors that affect the managers of the searched bank branches. As a research tool, the following were used: Sociodemographic Questionnaire, containing gender, age, schooling, marital status, time in function and in company, and ISSL - Stress Symptom Inventory for adults LIPP (2000). With this research, it is intended, through the diagnosis of the phases and the symptoms, to implant strategies of prevention of the stress for the managers of the banking institution. Concerning the sociodemographic questionnaire, it was found that the sample had 17 men and 4 women, married, with graduate school education, in the majority, 47.62% worked in the company between 6 and 10 years, and through Of the analysis of the answers was understood in relation to the time of performance in the managerial position, the majority, that is, 57.14% works between 4 and 5 years. It was also observed that of the total of respondents, 62% presented stress and 38% did not present stress. Regarding the stress phases, of those 62% who showed to be stressed, 15% were in the alert phase, 20% in the near-exhaustion phase, 20% in the exhaustion phase and 45% in the resistance phase. The stress symptoms that prevailed were the psychological ones, and the main labor stressors were related to the organizational climate and exposure to goals which generated pressure in the work environment.