Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A UTILIZAÇÃO DO DESIGN THINKING E DO BUSINESS MODEL CANVAS NA ELABORAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIOS DE EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLOGICO DE SOROCABA.

Orientador

Prof. Dr. Pedro D. Antoniolli

Autor

SILVIO SOARES DA ROSA

Palavra chave

Business Model Canvas; Criatividade; Design Thinking; Inovação; Modelo de Negócios.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

15/02/2017

Nº Downloads

1418

Resumo

A competitividade nos mercados e necessidade de criação e desenvolvimento de novos produtos e soluções é latente para todas as organizações. Assim, a sistematização e desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas que propiciem o surgimento de novas ideias e soluções para atender aos problemas e demandas do mercado são substanciais para a visualização e geração de oportunidades. Nesse sentido, a metodologia do Design Thinking e o Business Model Canvas podem ser aplicados para a estruturação de Modelos de Negócios de empresas que buscam um posicionamento diferenciado e inovador para o mercado. Assim, o Design Thinking e o Business Model Canvas se tornam abordagens relevantes para organizações que buscam extrair valor dos processos de planejamento e gestão estratégicos, pelo fato destas abordagens estarem baseadas em conceitos de inovação, condição essencial em mercados de grande competitividade, nos quais há muitos concorrentes estabelecidos, e as margens de lucratividade são geralmente baixas, sendo, portanto, fundamental a criação de novos produtos e serviços. Adicionalmente, pelo fato da estratégia adotada nesse trabalho combinar duas abordagens voltadas à criatividade e inovação, bem como de verificar sua aplicabilidade em empresas que se encontram em fase inicial de operação, tal estudo apresenta relevância e ineditismo, sendo de grande valia tanto para a academia, quanto para o ambiente empresarial. Como resultado, foi identificada a aderência das ferramentas do Design Thinking e Business Model Canvas ao processo de criação do modelo de negócios nas três empresas pesquisadas. Embora em algumas empresas tais ferramentas não tenham sido aplicadas de maneira formal, seus conceitos e utilização apoiaram o estabelecimento de modelos de negócio consistentes para as mesmas. Constatou-se que a contribuição do Design Thinking ao processo de criação e desenvolvimento está na cultura de prototipar e testar, a fim de se obter as validações, enquanto a ferramenta BMC contribui com a esquematização da estratégia da empresa e, promove melhoramentos em sua forma de atuação no mercado.

Abstract

Markets competitiveness and the development of new products and solutions needs is latent for all organizations. Thus, methods, techniques, and tools development that foster quickly new ideas and solutions to meet market problems and demands are substantial for the opportunity visualization and generation. In this sense, Design Thinking and Business Model Canvas methodologies, can be applied to Companies to create and maintain their business models, seeking for a differentiated and innovative positioning in their market. Thus, Design Thinking and Business Model Canvas become relevant approaches for organizations in order to extract value from strategic planning and management processes, since these approaches are based on the innovation concept, an essential condition in highly competitive markets, in which there are many established competitors, and generally low profit margins, where new products and services creation is fundamental. In addition, because the strategy adopted in this work combines these two approaches focused on creativity and innovation, as well as to verify their applicability in companies that are in their initial phase of operation, this study presents relevance, being valuable not only for Academia, but also to the business environment. As a result, it was identified the adherence of Design Thinking and Business Model Canvas tools to business model creation in those three companies surveyed. Although in some companies such tools have not been applied in a formal way, their concepts and usage have supported the establishment of consistent business models creation, for such companies. It was found that the contribution of Design Thinking to the process of creation and development lies in the culture of prototyping and testing, In order to obtain the validations, while the BMC tool contributes to the schematization of the company's strategy and promotes improvements in its way of acting in the market.