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Título

ESCAVANDO O FUTURO: MATERIALISMO HISTÓRICO, DIALÉTICA NEGATIVA E A PRÁXIS POLITICA E EDUCACIONAL

Orientador

Prof. Dr. Bruno Pucci

Autor

LEANDRO ELIEL PEREIRA DE MORAES

Palavra chave

Dialética Negativa. Materialismo Histórico. Práxis política e educacional.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/06/2017

Nº Downloads

730

Resumo

Para Adorno, diante da impossibilidade, naquele momento, da superação (síntese) da sociedade capitalista, a dialética negativa é o resgate da filosofia como interpretação do mundo, mas não de forma idealista, propondo-se a inaugurar uma nova filosofia. Adorno advoga uma interpretação materialista da realidade. Sua dialética é distinta da hegeliana e também da dialética marxista. Nesse sentido, o objeto deste estudo é compreender qual o papel da luta política no materialismo histórico e dialético de Marx e na dialética negativa de Adorno, buscando suas proximidades e tensões, assim como de que forma esses elementos expressam-se nas reflexões educacionais de Adorno. A teoria social desenvolvida por Marx e Engels não pode ser compreendida sem a inter-relação entre o método dialético, a perspectiva da revolução e sua teoria sobre o modo de produção capitalista (a teoria do valor). Adorno procura manter elementos do método materialista histórico e dialético como instrumento teórico de análise da realidade, mas se afasta de uma perspectiva materialista na medida em que transforma a reflexão crítica em prática. Nas reflexões educacionais de Adorno é possível encontrar os maiores distanciamentos de suas perspectivas com o materialismo histórico e dialético, não só pela valorização da psicanálise, mas também pela supervalorização das possibilidades emancipatórias que a educação promove ao indivíduo.

Abstract

For Adorno, faced with the impossibility, at that moment, of overcome (by doing a synthesis) the capitalist society, the Negative Dialectics consists in a recovery of an interpretive Philosophy. This recovery, however, could not be conceived of as some kind of idealism. Indeed, it intends to initiate a new Philosophy. Adorno calls for a materialistic interpretation of reality. His own dialectics is different from Hegel´s and Marx´s. Therefore, this study aims to understand which is the role of political struggle in Marx´s historical and dialectic materialism and in Adorno´s Negative Dialectics, comparing their similarities and differences. Another goal of this work is to understand how those elements appear in Adorno´s educational reflections. Marx and Engels´ social theory can not be understood without the inter-relations between the dialectic method, the revolutionary perspective and their own theory about the capitalist mode of production (the value theory). Adorno seeks to keep some methodological elements from the historical and dialectic materialism as theoretical tools for analyzing the reality. Nevertheless, he departs from a materialistic point of view putting critical reflection into practice. On Adorno´s educational reflections his most diverging perspectives (from historical and dialectic materialistic ones) could be found. Besides valuing Psychoanalysis, the author overestimates those individual emancipatory possibilities which could be promoted by education.