Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: PAPÉIS, LUGARES E DILEMAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Orientador

ROSELI PACHECO SCHNETZLER

Autor

IVANETE MENEGON WALDMANN

Palavra chave

PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO,FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/08/2006

Nº Downloads

1812

Resumo

O presente trabalho enfoca o binômio professor coordenador pedagógico (PCP)/formação docente continuada (FDC), investigando papéis, lugares e conflitos vivenciados por aquele profissional no contexto escolar. O campo empírico desta investigação foi centrado em interações ocorridas em reuniões de um grupo constituído por cinco PCPs, incluindo a pesquisadora. A participação desses membros foi voluntária e a decisão sobre os temas das reuniões era compartilhada. Foram realizadas dez reuniões de 3H30M cada uma. Estas versaram sobre práticas dos PCPs no contexto escolar e, em particular, sobre suas atuações (nas) e opiniões (sobre) reuniões de HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo). Trata-se, portanto, de um estudo de caso com abordagem qualitativa de pesquisa. As interações gravadas em áudio foram transcritas e analisadas à luz da abordagem histórico-cultural, da teoria da enunciação bakhtiniana e das contribuições da literatura educacional sobre PCP e FDC. Das transcrições das reuniões foram recortados episódios que privilegiam relações do PCP com outros agentes no contexto escolar, tais como: professor, diretor, aluno, profissionais da equipe e outras eventuais instâncias (conselho tutelar, diretoria de ensino e secretaria da educação) – e episódios relativos às reuniões de HTPCs. Resultados desta investigação evidenciam papéis e lugares desses profissionais como tarefeiros, mensageiros de autoridade, intermediários entre diretor e professor, burocratas, promovendo entraves e desencontros nas relações estabelecidas com os outros agentes na escola. Tentam, ainda auxiliar, professores e direção, apesar de promoverem ações de FDC típicas do modelo da racionalidade técnica. Nesse sentido, provavelmente reproduzem ações de FDC às quais foram submetidos como professores, embora as critiquem. No entanto, desconhecendo outras possibilidades e ocupando um outro lugar social, como PCPs passam a planejar e a definir a pauta das reuniões que, usualmente, são centradas em estudos de textos e definição de tarefas para os professores, obstaculizando discussões sobre suas práticas e problemas que poderiam ser por estes definidos e compartilhados com os PCPs. Isto poderia contribuir para configurar um outro lugar do PCP no contexto escolar, possivelmente marcado pela contestação/resistência à atual política educacional, visando a promoção de formas mais democráticas de desenvolvimento da educação escolar, da FDC em nossas escolas.

Abstract

This work deals with pedagogical coordinator teacher (PCT) and continuous teacher education (CTE) by investigating about roles, social posituons and conflicts experienced by that professional in the school context. The empiric field of this investigation was centered on interactions occurred in a group formed by five PCTs, whose participation was based on the principles of voluntariness and by sharing decisions about the themes of these meetings. These were concerned with the PCTs’pratice in the school context and, particulary, in terms of their performances and opinions about the HCPW meetings (Hour of Collective Pedagogical Work). This research adopts a qualitative approach, in which audio-recorded interactions were transcripted and analyzed based on cultural and historical approaches, the theory of bakhtinian enunciation and on contributions of the educational researches about PCT and CTE. Data collection comprised ten meetings lasting 3h 30 min each. From the transcripts of these meetings, episodes were constructed have focused on the relationshipd between the PCT and other agents in the school context, such as: teacher, headmaster, pupils, professionals of the school staff and other areas (Tutelar Council, Teaching Administration, Education Bureau) and situations related with the HCTW meetings. The results of this investigation reveal roles and social positions of these professionals as authorities messangers between teachers and the headmaster, bureaucrats, promoting obstructions and misunderstandings in their relationships with other school agents. However, they also try to help teachers and the school board, in spite of promoting typical actions of CTE based on the tecnical racionality model. Therefore, they have reproduced CTG actions to which they were exposed while teachers, although they criticized them. Since they do not know other CTE possibilities and occupy other social position, as PCT, they have planned and defined the meetings’subjetcs which have been usually based on text studies and bureaucrat tasks for teachers, obstructing discussions about real problems of their teaching practice. Such possibility could contribute to construct other pedagogical relationship between PCT and teachers in the school context, as chanel of contestation/resistence to the current educational policy. Also, as a chanel for promoting democratical ways of teacher development inside the brazilian school educational context.