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Título

MARKETING SOCIAL COMO ESTRATÉGIA PARA A ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS - APAC NA RESSOCIALIZAÇÃO DOS PRESOS DA CIDADE DE PARACATU - MG

Orientador

Prof.ª Drª. Teresa Dias de Toledo Pitombo

Autor

DIOGO PEREIRA ROSA

Palavra chave

Marketing, Terceiro Setor, Organizações sem fins lucrativos, Marketing social.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

16/02/2018

Nº Downloads

904

Resumo

Em decorrência do aumento cada vez maior de problemas sociais, tais como a saúde, desigualdade social, educação e segurança pública, vislumbrou-se a significativa presença das organizações sem fins lucrativos, que se constituem em entidades da sociedade civil que complementam o governo na resolução de problemas sociais e que se caracterizam por possuir uma estrutura interna e uma gestão própria. O seu caráter não lucrativo e voluntário é um aspecto distintivo destas organizações que, para alcançar sucesso junto à sociedade, necessitam utilizar de uma boa estratégia de marketing social e comunicação. São estas ferramentas, e particularmente a relação com as mídias sociais, que tornam possível o contato destas entidades com o público e também a projeção da sua missão e causa que defendem. Neste sentido, o presente trabalho pretende realizar pesquisa exploratória, por meio de estudo de caso único, de uma organização sem fins lucrativos denominada de APAC – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, constituída sob a personalidade jurídica de direito privado, que tem como missão humanizar o cumprimento da pena privativa de liberdade do reeducando/preso e trazer uma mudança de comportamento a fim de ressocializar o indivíduo novamente ao convívio social. A partir deste ponto, o escopo da presente pesquisa foi a identificação das eventuais estratégias de Marketing Social utilizadas por esta instituição, bem como se verificou como estas estratégias podem contribuir no processo de humanização da pena e ressocialização do preso.

Abstract

As a result of the growing number of social problems, such as health, social inequality, education and public security, there is a significant presence of non-profit organizations, which constitute civil society entities that complement the government in the solving of social problems and are characterized by having an internal structure and management. Their non-profit and voluntary character is a distinctive aspect of these organizations that, in order to achieve success in society, need to use proper and good social marketing and communication strategies. These tools, and the relation with the media in particular, make possible the contact of these entities with the public and also the projection of their mission and cause that they defend. In this sense, the present work intends to carry out an exploratory research, through a single case study, of a nonprofit organization called APAC - Association of Protection and Assistance to the Convicted, constituted under the legal personality of private law, whose mission is to humanize the fulfillment of sentence of the re-educated/arrested and change their behavior in order to re-socialize the individual to social life. From this point, the scope of the present research is the identification of the possible Social Marketing strategies used by this institution, as well as to verify how these strategies can contribute to the process of humanization of the prison sentence and re-socialization.