Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO NA AGRICULTURA DE PRECISÃO

Orientador

Prof. Dr. Thel Augusto Monteiro

Autor

RENATA APARECIDA FORATO BRIGAGÃO

Palavra chave

Estratégia. Marketing. Agronegócio. Agricultura de Precisão.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

22/02/2018

Nº Downloads

876

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o marketing no agronegócio, setor responsável pela produção de alimentos, vestuário (algodão, couro), matérias-primas. Tem, portanto, grande relevância para a economia do país, pois envolve uma cadeia de produção interdependente, que vai desde melhoramentos genéticos em plantas e micro-organismos, passando por pesquisas biológicas e químicas para o combate de pragas e doenças, nutrição do solo, nanotecnologias, maquinários, logística, armazenamento, até o produto final ao consumidor. Esse setor está sendo fortemente impactado pela inovação tecnológica digital, que proporciona maior controle e monitoramento de todo processo, com redução de custos, aumento da produtividade e um sistema agroindustrial mais sustentável. Nesse sentido, diante da sua relevância e complexidade, nota-se a importância do marketing, não restrito apenas às ações promocionais, mas presente na adequação da oferta às necessidades do público-alvo. A ação estratégica adequada à peculiaridade do segmento pode resultar em benefícios para toda a cadeia produtiva, principalmente para os pequenos produtores e as pequenas empresas, que podem gerir seus negócios de modo mais eficiente. Dessa forma, pretende-se verificar quais estratégias são mais apropriadas para o segmento em análise. Com esse intuito, foi realizado um estudo de caso em uma pequena empresa de agricultura de precisão, localizada no interior do estado de São Paulo, para analisar como são definidas suas estratégias de marketing. A metodologia usada foi um estudo de caso único, que constatou que a empresa define suas estratégias informalmente, necessitando de planejamento e foco estratégico. Foram, portanto, propostas estratégias baseadas no tradicional 4 Ps do composto de marketing, nos 3 Ps do agronegócio e nos 4 As de Raimar Richers, o que resultou nos 7 Ps e nos 4 As adequados à empresa de agricultura de precisão, sendo essa a sugestão para potencializar o negócio.

Abstract

This study aims to analyze marketing in the agribusiness sector responsible for the production of food, clothing (cotton, leather), raw materials and is therefore of great relevance to the country's economy, since it involves an interdependent production chain that ranges from genetic improvements in plants and microorganisms, biological and chemical researches to combat pests and diseases, soil nutrition, nano technologies, machinery, logistics, storage until the final product to the consumer. This sector is being strongly impacted by digital technological innovation, which provides greater control and monitoring of the entire process, reducing costs, increasing productivity and a more sustainable agro-industrial system. In this sense, given the importance and complexity of this sector, it is important to note the importance of marketing, not restricted only to promotional actions, but to the adequacy of the supply of the needs of its public. Strategic action appropriate to the peculiarity of the segment can result in benefits for the entire productive chain, especially for small producers and small companies that can manage their business more efficiently. In this way we intend to verify which strategies are most appropriate for this segment. A case study was carried out at a small precision agriculture company located in the state of São Paulo, to analyze how its marketing strategies are defined. The methodology used was a single case study that found that the company defines its strategies informally, necessitating strategic planning and focus. Thus, strategies based on the traditional 4Ps of the marketing compound, the 3 Ps of the agribusiness, and the 4 As of Raimar Richers were proposed, which resulted in the 7 Ps and 4 As suited to the precision farming company, which is the suggestion to boost the business.