Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O PROJETO “JOÃO CIDADÃO” COMO FERRAMENTA DO MARKETING SOCIAL NA DIFUSÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Orientador

Profª. Dra Teresa Dias de Toledo Pitombo

Autor

BRUNO ANTUNES RODRIGUES

Palavra chave

marketing social; projeto “João Cidadão”; direitos fundamentais.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

16/02/2018

Nº Downloads

629

Resumo

O presente estudo investigou as estratégias de marketing adotadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público na difusão do Projeto “João Cidadão”. Nessa visão ampliada de marketing, foram analisadas as ferramentas do marketing social como ferramenta eficiente na consecução do projeto visando garantir que os cidadãos, beneficiários dos serviços públicos, alcancem os direitos e garantias fundamentais, tão importantes ao exercício da cidadania. Para tal, foram investigados conteúdos relacionados ao marketing social, bem como a comunicação integrada de marketing no contexto social. Para que os objetivos dessa pesquisa fossem alcançados, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, o que se verificou por meio de entrevistas com os gestores do Projeto "João Cidadão”. Esta dissertação é classificada como uma pesquisa aplicada porque objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa. Segundo os resultados, os objetivos do projeto foram alcançados, o projeto alcança maior público através do facebook e é difundido apenas em alguns estados, ressalta-se que não há meios de controle quanto a execução e atividades ligadas ao projeto. Ressalta-se a necessidade de controle, para que sejam pontuadas as ações do projeto que atingem sucesso em cada estado, assim possibilitaria a criação de estratégias para serem desenvolvidas em todo o país.

Abstract

The current study investigates the marketing strategies adopted by the “Conselho Nacional do Ministério Público” in the “João Cidadão” Project disclosure. Into this marketing expanded concept, social marketing tools were analyzed as an efficient tool to ensure that citizens will be beneficiaries of public services, reaching the fundamental rights and guarantees, that it is so important to the exercise of citizenship. To verify if these goals were reached, were investigated subjects related to the social marketing, as well as its integration to the social context. Furthermore, an exploratory qualitative research was conceived, which was putted into action through interviews with the managers of the "João Cidadão" Project. In function of it, this work were classified as an applied research, because it aims to generate knowledge for practical application focused on solving specific problems as those correlated to local beliefs and interests. According to the results, the goals of the project were achieved, because it reached a large public through facebook even without a structured control or massive diffusion of its activities and being released in only few States in Brazil. However, it is important to enable the strategies of diffusion and control to guarantee the establishment of the project anywhere in the country.