Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ANÁLISE CRÍTICA EM FORNECEDOR NA UTILIZAÇÃO DO APQP PARA APROVAÇÃO DE AMOSTRA PARA PRODUÇÃO NO SETOR DAS MONTADORAS: UM ESTUDO DE CASO

Orientador

CARLOS ROBERTO CAMELLO LIMA

Autor

MANOEL EDNILSON EREIRA GONÇALVES

Palavra chave

CAPABILIDADE, QUALIDADE, APQP, ESTUDO DE CASO, EFETIVIDADE.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

06/08/2006

Nº Downloads

2695

Resumo

As mudanças ocorridas nos últimos anos no mercado competitivo global e local geraram uma crescente exigência pela excelência operacional em todos os processos das empresas Esta pesquisa está relacionada com a busca da excelência na introdução de novos produtos e apresenta uma análise critica dos processos e procedimentos envolvidos na aprovação de amostras para produção de equipamentos em fornecedores do setor das Montadoras, utilizando-se o método estruturado do Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP). O estudo de caso mostra a correlação entre a proposta da metodologia e a eficácia de sua implementação, algumas práticas e estudos de capabilidade de processos. Apresenta também a efetividade da comunicação do cliente, suas necessidades e dificuldades encontradas pelo fornecedor em transformar os requisitos críticos do cliente no elevado nível de qualidade exigido pelo mesmo.

Abstract

The changes happened in the last years in the global competitive market and place generated a growing demand for the operational excellence in all of the companies processes. This research is related with the excellence search in the new products introduction and it presents a processes critical analysis and procedures involved in the approval of samples for equipments production in suppliers of the Assembler Industries, being used the structured method of the Advanced Product Quality Planning (APQP). The case study shows the correlation between the methodology proposal and the effectiveness of its implementation, some practices and studies of the processes capability. It also presents the effectiveness of the customer's communication, their needs and difficulties found by the supplier in transforming the critical requirements of the customer at the high quality level demanded.