Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROPOSTA DE MODELO PARA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES NO SUCESSO DO PROJETO

Orientador

PROF. DR. CARLOS ROBERTO CAMELLO LIMA

Autor

MARISA ROCHA LOPES

Palavra chave

Gerenciamento de Projetos, Sucesso de Projetos, Competências das Equipes de Projetos.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

25/08/2017

Nº Downloads

774

Resumo

As organizações, para se manterem competitivas no atual contexto social, econômico e cultural, precisam estabelecer um direcionamento estratégico adequado às condições do ambiente em que atuam. Técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos têm sido largamente utilizadas nos últimos anos, pois são capazes de proporcionar ou manter a vantagem competitiva da organização. Para tanto, é necessário que os projetos atinjam seus objetivos por meio das pessoas neles envolvidas, ou seja, a equipe de projetos. Neste sentido, o propósito desta pesquisa é desenvolver um modelo para avaliação do impacto das competências das equipes de projetos no sucesso do projeto. Tal modelo pode servir de fonte de informações para a gestão estratégica da organização e para decisões estratégicas de seleção, iniciação e montagem de equipes de projetos. Diante disso, este trabalho realizou um levantamento bibliográfico sobre gerenciamento de projetos, sucesso de projetos e competências das equipes de projetos, encontrando um modelo teórico-conceitual, que consiste em dois agrupamentos de variáveis: as variáveis relacionadas à dimensão competências de projetos (trabalho em equipe, comunicação, liderança, motivação, qualificação e experiência e solução de problemas), e as variáveis que compõe a dimensão sucesso de projetos (custo, qualidade, satisfação dos clientes e tempo). A partir deste mapeamento da literatura, conduziu-se então uma pesquisa de levantamento do tipo survey com os associados dos escritórios PMI da região Sudeste, no qual deveriam ser relacionadas as dimensões das competências das equipes de projetos com os critérios de sucesso de projetos. A amostra, não probabilística, contou com 96 respostas. Na apuração dos resultados, este trabalho apresenta o tratamento e análise de dados por meio da técnica Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM), utilizando o software Smart-PLS 3.2. Este procedimento permitiu concluir, em relação à amostra obtida e população estudada, quais dimensões das competências das equipes de projetos são mais influentes na obtenção dos cinco critérios de sucesso considerados.

Abstract

In order to maintain competitiveness in the current social, economic and cultural contexts, organizations must delineate a strategic course that is adequate to the conditions prevailing in their business environment. Embracing of techniques and projects management solutions, in recent time, have been widely adopted, as these are capable to promote or sustain competitive advantage to the organization. Accordingly, it is necessary to projects to achieve its objectives through involved people, i.e. the projects team. In this sense, the purpose of this research is to develop a model to assess the impact of the projects team’s competencies on the success of the project. Such model can offer a source of information for the organization strategic management of and for strategic decision making on recruitment, initiation and assemblage of projects teams. For this intent, this study has carried out a bibliographic examination on project management project, projects accomplishment and projects team competencies, leading to establish a theoretical conceptual model that encompasses two variables groupings: variables associated to the dimension of project competencies (team work, communication, leadership, motivation, skills and experience, and problem solving); and variables composing the dimension of project success (cost, quality, client satisfaction and schedule). Subsequent to the literature investigation, the study proceeded with a survey applied to associates of the PMI offices in the southeastern region, enquiring to link the competency dimensions of the projects teams to the project’s success criteria. The sample, non-probabilistic, comprised of 96 responses. For the assessment of results, this study conducted data review and analysis by the Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) method, employing Smart-PLS 3.2 software. This process has allowed determining, in relation to the targeted sample, which are the projects team’s competencies that are most influential on the five success factors assessed.