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Título

SEIS SIGMA: UM ESTUDO DE CASO DE IMPLEMENTAÇÃO NA INDÚSTRIA DE METAL MECÂNICA

Orientador

MARIO SACOMANO NETO

Autor

MARCO ANTONIO APARECIDO CASADEI

Palavra chave

SEIS SIGMA, GESTÃO DA QUALIDADE, MUDANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

31/07/2006

Nº Downloads

5388

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de implantação do Seis Sigma (SS) em uma montadora de motores a diesel com fábrica no Brasil. Quanto à problemática apresentada nessa pesquisa, busca-se responder se o SS pode contribuir para a melhoria do desempenho da organização e, entender quais as razões que levaram a empresa a adotar essa metodologia. A grande mudança no cenário econômico mundial, ocorrida nas últimas décadas nas formas de produção, têm provocado uma revolução nos sistemas de gestão e qualidade e, impulsionado as empresas na busca por processos inovadores de gestão. Em resposta a essa necessidade, o SS tem sido adotado como uma etodologia de gestão, de abordagem sistêmica e que envolve toda a organização. Através da melhoria contínua dos processos administrativos e operacionais, o SS visa reduzir as falhas a próximo de zero proporcionando melhor desempenho às organizações. No Brasil, seguindo uma tendência mundial, a adoção dessa metodologia vem crescendo nos diferentes setores. Verificou-se, através do estudo de caso qualitativo e exploratório, que a implementação do SS representa um caso de sucesso na empresa estudada. Respondendo as hipóteses propostas nesse trabalho, pôde-se comprovar por meio da análise das entrevistas e dos dados secundários, que o SS tem proporcionado benefícios financeiros para a empresa; que o SS interage e se complementa com os programas de qualidade e gestão presentes na organização e, também, após vencidas as resistências iniciais da implantação, o SS tem sido bem aceito e assimilado pelos funcionários que o reconhecem como uma importante iniciativa para melhorar o desempenho da organização. Quanto aos motivos que levaram a empresa a implantar o SS, verificou-se que, seguindo uma linguagem comum corporativa, o SS na Perkins foi adotado como uma forma de executar sua estratégia buscando aumentar a competitividade no mercado global. Em concordância com a literatura pesquisada, verificou-se que não se trata de um programa de gestão “milagroso” e nem fácil de ser implementado e que, para dar resultados, requer forte comprometimento da alta direção, investimentos em treinamento e alocação de recursos, alinhamento estratégico e que a estrutura trabalhe de forma a disseminar e consolidar a mudança cultural na organização.

Abstract

The aim of this paper is to evaluate the Six Sigma (SS) process of implementation on a diesel motors assembly plant based in Brazil. The problematic presented on this paper attempts to conclude if the SS can contribute to the performance improvement of the company, and understand what are the reasons why enterprises use this methodology. The big change in the world economic scenario seen in the last decades in the production area, has caused a revolution in the management and quality systems and stimulated the companies to search for new management processes. Due to that need, the SS has been adopted as a management methodology, with systematic approach and that encloses the entire company. Throughout the continuous administrative and operational improvements, the SS intends to reduce the imperfections next to zero in order to offer a better performance to the companies. In Brazil, following a world-wide trend, the use of this methodology has increased in different sectors. It was verified through the qualitative and exploratory study that the implementation of the SS implies a successful case in the observed company. Analyzing the hypothesis presented on this paper, it was verified through interviews and secondary data that: SS has provided financial benefits to the companies; SS complements itself and interacts with the quality and management programs in the company, and also, after the initial implementation resistances were exceeded, SS has been accepted and assimilated by the employees that recognize it as an important initiative to improve the company performance. The reasons that took the company to implement SS, it was verified that following a corporate common policy, SS at Perkins was used as a way to execute their strategy increasing their competitiveness in the global market. In accordance with the researched literature, it was verified that it is not a miraculous management program neither easy to be implemented and to obtain some results, it requires a strong commitment from the directors, investments in training and allocation of resources, strategic alignment, and also that the structure works in order to disseminate and consolidate the cultural change within the company.