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Título

AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Orientador

PROFA. DRA. MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMMASIELLO

Autor

LUIS CARLOS CLARO

Palavra chave

Atividades Experimentais, Ensino de Física, Material Didático.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

25/08/2017

Nº Downloads

10889

Resumo

Nas últimas décadas, a experimentação tem sido defendida como estratégia de ensino-aprendizagem no ensino de Física no Brasil e também no ensino das ciências da natureza, mas não há um consenso dos pesquisadores sobre os seus objetivos, uma vez que são desenvolvidas sob diferentes concepções de ciência, de ensino e de aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar as atividades experimentais de Física nos Cadernos do Aluno, em especial quanto aos seus objetivos, distribuídos aos discentes do ensino médio de escolas públicas vinculadas à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e os roteiros da STEM Brasil, disponibilizados aos professores da Escola de Ensino Integral. Quais são essas atividades? Quais temas abordam? Quais os seus objetivos? Quais os níveis cognitivos exigidos? São previstas para serem realizadas pelos professores, na escola, ou não? Com quais materiais e instrumentos? São questões a serem respondidas por essa pesquisa. Também foram ouvidos os gestores de uma escola de ensino integral e o professor de física da referida escola com o intuito de identificar suas opiniões e expectativas quanto ao ensino integral e quanto à experimentação. A pesquisa é de caráter qualitativo, classificada de acordo com suas finalidades como um estudo descritivo, uma vez que intenciona conhecer o material didático utilizado em atividades experimentais por meio da precisão de detalhes e intencionalidades. Foi elaborado um Protocolo de Análise para se investigar os roteiros das atividades experimentais, constituindo-se em um marco analítico baseado em trabalhos de vários autores. Em função das habilidades e competências requeridas nos documentos oficiais da escola de ensino integral, os verbos de ação utilizados na proposição dos objetivos e nos encaminhamentos durante e após as atividades, foram classificados a partir da Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo, que é estruturada por ordem crescente de complexidade. Foram selecionados e analisados todos os 47 experimentos, sendo 09 do Caderno 1 (vol 1 e 2), 19 do Caderno 2 (vol 1 e 2) e 19 do Caderno 3 (vol 1 e 2) e os 37 roteiros da STEM/Brasil que é um programa da ONG Worldfund, parceira de Secretarias de Educação de alguns estados brasileiros, incluindo São Paulo, e que tem entre seus objetivos, a formação de educadores em Física, Química, Biologia e Matemática utilizando uma metodologia baseada em projetos. De forma geral, os roteiros da STEM e os Cadernos trazem experimentos nas várias áreas de Física, sendo que nesse último, ondulatória é o tema mais recorrente e gravitação o menos explorado. Nos roteiros da STEM prevalecem atividades de eletricidade e, em menor número, de física moderna. Dentre as modalidades experimentais citadas pelos autores, os experimentos de verificação prevalecem sobre os de demonstração, e os de investigação são escassos. Nota-se uma valorização no caráter motivador das atividades pelo professor e gestores, em detrimento de aspectos cognitivos. Os roteiros da STEM Brasil, apesar de serem iniciados por problemas, estes não vêm, em sua maioria, em forma de pergunta, mas enunciados com verbos de ação, utilizados para se definir objetivos, como: comprovar, determinar, montar. Prevalece em grande parte dos roteiros, tanto os dos Cadernos, como os da STEM, uma visão empirista de atividade experimental, em descompasso com o caráter investigativo que os documentos oficiais apontam ser como necessário para as aulas práticas nas escolas de ensino integral.

Abstract

In the last decades, the experimentation has been defended as a teaching learning strategy in the Physics teaching in Brazil and also in the teaching of natural sciences, but there is no researchers’ consensus about their objectives, since they are developed under different Science, teaching and learning conceptions. This work aims to identify and analyze the Physics experimental activities in the Students' Notebooks, especially regarding their objectives, distributed to high school students from public schools linked to São Paulo State Educational Department and STEM Brazil scripts, which were available to the teachers from the full time teaching schools. Which are these activities? Which topics do they address? Which are the activity goals? Which cognitive levels are required? Are they planned to be carried out by the teachers at school, or not? With which materials and instruments? These are questions to be answered by this research. The managers from a full time teaching school and also the physics teacher from the mentioned school were heard with the intention to identify their opinions and expectations regarding the full time teaching and even the experimentation. The research is qualitative, classified according to its purposes as a descriptive study, since it intends to know the didactic material used in experimental activities through the precision of details and intentionalities. An Analysis Protocol was developed to investigate the experimental activity scripts, constituting itself an analytical framework based on the work of several authors. Due to the skills and competences required in the official full time school documents, the action verbs used in the proposing of the objectives and in the implementations during and after the activities were classified according to Cognitive Domain of Bloom Taxonomy, which is structured by an increasing complexity order. All 47 experiments were selected and analyzed, being 9 from Caderno 1 (vol 1 and 2), 19 from Caderno 2 (vol 1 and 2) and 19 from Caderno 3 (vol 1 and 2) and the 37 scripts from STEM / Brazil which is a program of the Non-governmental organization (NGO) Worldfund, a partner of Educational Secretariats from some Brazilian states, including São Paulo, and whose objectives are the educators’ training in Physics, Chemistry, Biology and Mathematics using a methodology based on projects. In general, the scripts from STEM and also the Cadernos bring experiments in several Physics areas, considering that in the latter, wave is the most recurring theme and gravitation is the least explored. In the STEM scripts, electricity activities prevail and, to a lesser extent, modern physics prevails. Among the experimental modalities cited by the authors, the verification experiments prevail over those demonstration ones , and the investigation ones are scarce. It is observed a valuation in the motivating character of the activities by the teacher and managers, rather than the cognitive aspects. Despite being initiated by problems, the STEM Brazil scripts are not noticed most of times in the form of a question, however the statements are written with action verbs, used to define the objectives, such as: to prove, to determine, to assemble. It is considered that both in the scripts of STEM and Cadernos, an empiricist view of experimental activity prevails, in disagreement with the investigative character that the official documents point out to be necessary for the practical classes at full time teaching schools.