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Título

O INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR MILITAR: DILEMAS E DESAFIOS DO INSTRUTOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE NA CASERNA

Orientador

Profa. Dra. TÂNIA BARBOSA MARTINS

Autor

TAMARA ARETTA MAUERBERG TECHE DE FARIAS

Palavra chave

Iniciantes; Ensino Militar; Instrutores de Educação Física; Dilemas e Desafios; Superações.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

13/02/2017

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Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar os dilemas e desafios enfrentados pelos Instrutores de Educação Física, formados em cursos civis, nos anos iniciais de docência do Ensino Superior Militar, além de verificar quais as soluções/alternativas estes Instrutores apontam para superá-los e/ou conviver com eles. O local em que a investigação ocorreu foi a Academia da Força Aérea, na Seção de Educação Física, situada no município de Pirassununga-SP, com cinco instrutores militares, formados em Educação Física em instituições de ensino civis. Para enveredar por estes estudos, baseamos em referências teóricas que retrata sobre o Ensino Militar: Ludwig (1998) e Leal (2013); a História da Educação Física: Marinho (1980), Ghiraldelli (1991) e Castellani Filho (2013); a Escola de Educação Física do Exército: Soeiro e Tubino (2003); Formação em Educação Física: Souza Neto et al. (2004, 2008), Nascimento (2006), Martins e Batista (2006), Taffarel e Santos Junior (2010); e, o Início da Docência: Marcelo Garcia (1992; 1998; 1999), Hurberman (1995), Gonçalves (1995), Cavaco (1995), Tardif (2002); Souza Neto e Benites (2007) e Rossi e Hunger (2012; 2013). Em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, por meio de análises temáticas de conteúdo segundo Minayo (2007). A análise de conteúdo possibilitou a construção de três categorias, sendo: 1) Ser militar temporário; 2) Valorização x desvalorização da área e do Instrutor de Educação Física; e 3) Soluções e alternativas encontradas pelos Instrutores de Educação Física para superar e/ou conviver com os dilemas e desafios do início da docência. Concluímos que são inúmeros os impasses vivenciados pelos Instrutores de Educação Física na caserna concentrados, em sua grande maioria, no estranhamento da cultura militar e no choque de realidade. Observamos, também, que há limite de conhecimento inerente ao trabalho docente na caserna, limites na autonomia, dificuldades de abertura de um dispositivo para a prática de Educação Física e, ainda, o distanciamento entre o cadete e o instrutor devido às barreiras das patentes, dentre outras problemáticas. São vários os esforços na busca por superação das dificuldades, tais como: elaborar materiais de estudos com ilustrações, decorar as fraseologias e movimentos predeterminados, aproximar dos instrutores mais experientes, dentre outros.

Abstract

The present research had as objective to investigate the dilemmas and challenges faced by the Physical Education Instructors, trained in civilian courses, in the initial years of teaching in Military Higher Education, besides verifying which solutions / alternatives these Instructors aim at to surpass them and / Or live with them. This investigation took place the Air Force Academy, in the Physical Education Section, located in the city of Pirassununga-SP, and the target was five military, instructors trained in Physical Education in civil education institutions. In this we base ourselves on theoretical references that portrays Military Education: Ludwig (1998) and Leal (2013); The History of Physical Education: Marinho (1980), Ghiraldelli (1991) and Castellani Filho (2013); The School of Physical Education of the Army: Soeiro and Tubino (2003); Training in Physical Education: Souza Neto et al. (2004, 2008), Nascimento (2006), Martins e Batista (2006), Taffarel and Santos Junior (2010); And the Beginning of Teaching: Marcelo Garcia (1992; 1998; 1999), Hurberman (1995), Gonçalves (1995), Cavaco (1995), Tardif (2002); Souza Neto e Benites (2007) and Rossi and Hunger (2012; 2013). In methodological terms, semi-structured interviews were conducted, through content thematic analyzes according to Minayo (2007). The content analysis allowed the construction of three categories, whit one is: 1) Being a temporary military; 2) Valorization x devaluation of the skill and the Physical Education Instructor; And 3) Solutions and alternatives found by Physical Education Instructors to overcome and / or cope with the dilemmas and challenges of beginning teaching. We conclude that there are countless challenges experienced by Physical Education Instructors in the barracks, mostly concentrated in the difference between military culture compared as the civilian and in the reality clash. We also observe that there is a limit of knowledge inherent to the teaching work in the barracks, limits in the autonomy, difficulties of knowing drill procedures for the practice of Physical Education, and also the distance between the cadet and the instructor due to the military hierarchy, and other problems. There are many efforts to overcome difficulties, such as: developing study materials with illustrations, knowing predetermined phraseologies and movements, approaching the most experienced instructors, among others.