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Título

PROFESSORAS ORIENTADORAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CURSO DE PEDAGOGIA: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E SENTIDOS ATRIBUÍDOS À FUNÇÃO DE ORIENTAÇÃO

Orientador

Profa. Dra. RENATA CRISTINA OLIVEIRA BARRICHELO CUNHA

Autor

KÁTIA SILENE DA SILVA

Palavra chave

Desenvolvimento profissional docente. Formação de professores. Estágio supervisionado. Curso de Pedagogia.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

30/08/2017

Nº Downloads

530

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento profissional de professoras orientadoras de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia e analisar os sentidos que elas atribuem à sua função como orientadoras. A questão da pesquisa é: quais referências constituem o processo de desenvolvimento profissional de professoras orientadoras de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia e quais sentidos atribuem à sua função? A investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem autobiográfica, apoiada em entrevistas narrativas que apresentam o percurso formativo e a atuação profissional das participantes desta pesquisa. Os sujeitos desta investigação são sete professoras que compõem o quadro da disciplina de Estágio do curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica Especial de Educação da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás. A discussão teórica problematiza o campo da formação de professores, do Estágio Supervisionado e do desenvolvimento profissional docente. Os resultados, baseados na análise de conteúdo, evidenciam que as referências que constituem o processo de desenvolvimento profissional de professoras orientadoras de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia estão apoiadas nas suas experiências familiares e como alunas da educação básica. Mas constituem referência sobretudo suas experiências como estudantes ao longo dos cursos de Magistério e de Pedagogia; como docentes da educação básica; e, finalmente, como docentes do próprio curso de Pedagogia. Dessa multiplicidade de experiências e referências, as professoras orientadoras assumem que sua função é mediar duas contradições historicamente construídas e mutuamente relacionadas relativas à assimetria entre educação superior e educação básica: a dissociação entre teoria e prática, que tanto hierarquiza as disciplinas no currículo do curso de Pedagogia quanto concebe a prática como instância de aplicação da teoria; e a desvalorização dos saberes profissionais, produzidos na educação básica, em detrimento dos saberes acadêmicos, elaborados na universidade. Nesse sentido, como professoras orientadoras da disciplina de Estágio Supervisionado, elas são responsáveis pela valorização da docência na educação básica; pela promoção da reflexão crítica e a teorização na/da prática, de modo a favorecer a elaboração de conhecimentos sobre a docência e a realidade da escola; e pela aproximação e trabalho de colaboração entre a universidade e educação básica.

Abstract

This research aims to understand the process of professional development of guiding teachers of Supervised Traineeship of Pedagogy and analyze the meanings they attribute to their role as guides. The question of the research is: which references constitute the process of professional development of guiding teachers of Supervised Traineeship of the course of Pedagogy and what senses attribute to its function? The research was developed from an autobiographical approach, supported by narrative interviews that present the formative course and the professional performance of the participants of this research. The subjects of this investigation are seven teachers that compose the framework of the Pedagogy course of the Special Academic Unit of Education of the Regional Catalão of the Federal University of Goiás. The theoretical discussion problematizes the field of teacher training, Supervised Traineeship and professional teacher development. The results, based on the content analysis, show that the references that make up the professional development process of guiding teachers Supervised Traineeship of the Pedagogy course are based on their family experiences and as students of basic education. But they mainly refer to their experiences as students throughout the courses of Magisterium and Pedagogy; as teachers of basic education; and, finally, as teachers of the Pedagogy course. From this multiplicity of experiences and references, guidind teachers assume that their function is to mediate two historically constructed and mutually related contradictions regarding the asymmetry between higher education and basic education: the dissociation between theory and practice, which so hierarchizes the disciplines in the curriculum of the Pedagogy as conceives of practice as an instance of application of theory; and the devaluation of professional knowledge, produced in basic education, to the detriment of academic knowledge, elaborated in the university. In this sense, as guiding teachers of the discipline of Supervised Internship, they are responsible for the valuation of teaching in basic education; by the promotion of critical reflection and theorizing in practice, in order to favor the elaboration of knowledge about teaching and the reality of the school; and the approximation and collaborative work between the university and basic education.