Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CURSOS DE LICENCIATURA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Orientador

Profa. Dra. Roseli Pacheco Schnetzler

Autor

NESTOR BERTINI JUNIOR

Palavra chave

Licenciatura em educação física. Formação docente. PIBID.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

20/02/2017

Nº Downloads

0

Resumo

A formação do professor de educação física em cursos de licenciatura no Brasil tem sido alvo de debate acadêmico há, pelo menos, quatro décadas. Sabe-se que o contexto histórico influencia o modelo de educação física nas escolas devido à adoção de abordagens pedagógicas que se alinham às racionalidades técnica, prática ou crítica. Na busca de melhorias na formação docente, uma das propostas governamentais envolveu a criação do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), que insere os licenciandos, futuros professores, nas escolas. Visando focar a relação universidade-escola, o presente estudo aborda a seguinte questão de investigação: Qual modelo de educação física tem sido enfatizado por IES brasileiras e evidenciado nas escolas via projetos PIBID? Para construir possíveis respostas a essa questão, elaborou-se um quadro analítico que classifica as principais abordagens pedagógicas da educação física segundo os modelos da racionalidade técnica (grupo A), racionalidade prática (grupo B) e racionalidade crítica (grupo C).Tal quadro foi aplicado na análise dos relatórios referentes aos anos de 2014 e 2015 de 30 projetos PIBID, sorteados dentre os 144 da área de Educação Física no Brasil, de Instituições de Nível Superior (IES) das cinco regiões do país. Para tal, adotou-se a análise de conteúdo de trechos extraídos daqueles relatórios, classificando-os como pertencentes ao grupo de abordagens pedagógicas A, B ou C, segundo o quadro analítico acima descrito. Os resultados apontam para a superação de abordagens técnicas (22%) que historicamente marcaram a área com discursos higienistas e militares, frente à adoção de abordagens práticas e críticas (78%) mais coerentes com os debates acadêmicos das últimas décadas na área. Desta forma, enfatizando uma educação física crítica e formadora de cidadãos, conforme revelado nos relatórios de 21(70%) dos 30 projetos PIBID das IES aqui consideradas. Nesse sentido, o PIBID apresenta-se como uma iniciativa importante na mudança da formação docente em educação física que, historicamente, se configurava marcada pelo modelo de racionalidade técnica.

Abstract

The training of physical education teachers in undergraduate courses in Brazil has been the subject of academic debate for at least four decades. It is known that the historical context influences the physical education model in schools due to the adoption of pedagogical approaches that are aligned with the technical, practical or critical rationalities. In the search for improvements in teacher education, one of the governmental proposals involved the creation of the Institutional Initiation to Teaching Program (PIBID), which places the graduates, future teachers, in schools. Aiming to focus on the university-school relationship, the present study addresses the following research question: What physical education model has been emphasized by Brazilian higher education institutions and evidenced in schools via PIBID projects? In order to construct possible answers to this question, an analytical framework was elaborated to classify the main pedagogical approaches of physical education according to the models of technical rationality (group A), practical rationality (group B) and critical rationality (group C). The analytical framework was applied in the analysis of the reports for the years 2014 and 2015 of 30 PIBID projects, drawn from the 144 projects of Physical Education in Brazil of higher education institutions from the five regions of the country. It was adopted the content analysis of excerpts extracted from those reports, classifying them as belonging to the group of pedagogical approaches A, B or C, according to the analytical framework described above. The results point to the overcoming of technical approaches (22%) that historically marked the area with hygienist and military discourses and to the adoption of practical and critical approaches (78%), more coherent with the academic debates of the last decades in the area. Thus, it is emphasized a critical perspective of physical education to form citizens, as revealed in 21 (70%) of the reports, among the 30 PIBID projects of the higher education institutions considered here. Therefore, PIBID presents itself as an important initiative in the change of teacher training in physical education that, historically, was configured by the model of technical rationality.