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Título

TERCEIRO SETOR NO BRASIL: ESTRATÉGIAS PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Orientador

Profa. Dra. Valéria Rueda Elias Spers

Autor

NILCÉIA CRISTINA DOS SANTOS

Palavra chave

Terceiro setor, Captação de recursos, Estratégias, Estudos Organizacionais

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

21/03/2016

Nº Downloads

3693

Resumo

O Terceiro Setor (TS) é composto por organizações sem fins lucrativos, de caráter privado, mas de interesse público, que atuam em diversos segmentos, em várias situações complementando os serviços do Estado, e sobrevivem por meio de doações individuais, empresariais ou provenientes do próprio Estado. Nessas organizações, a arrecadação de recursos precisa ser constante para que exista uma gestão eficiente, no que se refere aos meios e métodos para a obtenção de recursos e eficácia na definição de seus objetivos e resultados alcançados. O problema do estudo consiste em saber quais estratégias são aplicadas no processo de captação de recursos praticado pelas organizações do terceiro setor. O objetivo geral é analisar o processo de captação de recursos no Brasil, com o propósito de identificar as estratégias de captação que vêm sendo praticadas. Vinculados a este objetivo foram definidos três objetivos específicos: levantar os modelos existentes para captação de recursos no Terceiro Setor; conhecer a visão dos profissionais de captação de recursos, no papel de intermediadores do processo de captação e; identificar as estratégias de captação de recursos praticadas pelas OTS’s. O estudo está, epistemologicamente, inserido no paradigma funcionalista de Burrel e Morgan, o qual visa compreender a relação existente entre os doadores e as organizações do terceiro setor (OTS’s), para estabelecer o fortalecimento do relacionamento entre essas partes na busca da otimização a obtenção de recursos. Optou-se pela abordagem qualitativa, devido a necessidade de conhecer na prática no que tange a captação de recursos. Para atingir tais objetivos, primeiramente foi realizada uma análise bibliométrica, para compreender como se dá a produção do conhecimento sobre o terceiro setor na área de administração. Em seguida foi realizada uma visita técnica numa organização do terceiro setor localizada no interior do Estado de São Paulo. Num segundo momento, sucederam-se entrevistas com profissionais da área de captação de recursos. Também realizou-se um grupo focal com funcionários de OTS’s envolvidos na captação de recursos. A última fase da pesquisa deu-se pela aplicação de um questionário com profissionais de captação de recursos. Para uma melhor análise, os dados da pesquisa foram agrupados quatro categorias de análise: estrutura de gestão das organizações, captação de recursos – estrutura e diversidade de fontes, estratégias na captação de recursos e outros aspectos da captação. Os resultados evidenciaram que a captação de recursos é pautada na elaboração de um plano e na escolha de estratégias, táticas e ferramentas apropriadas a cada doador, fonte e volume de recursos necessários, alinhado ao planejamento estratégico das OTS’s, entretanto para a obtenção de resultados mais eficientes é preciso uma melhor gestão e estruturação da organização, bem como a implantação de um setor de captação de recursos. Sob o ponto de vista científico, os prováveis resultados desta pesquisa poderão contribuir para ampliar o entendimento do processo de captação de recursos para as OTS’s no que tange ao uso de estratégias, estruturas e gestão de doadores e recursos.

Abstract

The Third Sector (TS) consists of non-profit organizations, private character, but in the public interest, working in various sectors, in various situations supplementing the services of the State, and survive through individual donations, business or from the State itself. In these organizations, fundraising must be constant for efficient management, with regard to the means and methods for obtaining resources and effectiveness in defining their objectives and results achieved. The problem of the study is to know which strategies are applied in the fundraising process practiced by third sector organisations. The generalobjective is to analyze the fundraising process in Brazil, with the purpose of identifying the funding strategies that are being practiced. Linked to this objective were defined three specific objectives: raise the existing models for fundraising in the third sector; meet the vision of fundraising professionals in the role of ntermediaries of the funding process and; identify fundraising strategies practiced by the Non Governamental Organization (NGO ' s). The study is, epistemically, inserted in the functionalist paradigm of Burrell and Morgan, which aims to understand the relationship between donors and the NGO's, to establish the strengthening of the relationship between these parts in search of optimization to obtain resources. We opted for a qualitative approach, due to need to know in practice as it pertains to fundraising. To achieve these objectives, was first performed a bibliometric analysis, to understand how the production of knowledge about the third sector in the area of administration. Then a technical visit was carried out in a third sector organization in the State of São Paulo in Brazil. In a second moment, followed interviews with professionals in the field of fundraising. Also conducted a focus group with staff of NGO's involved in fundraising. The last phase of the research was the application of a questionnaire with fundraising professionals. For a better analysis, the research data were grouped into four categories: management structure analysis of organizations, fundraising – structure and diversity of sources, strategies on fundraising and other aspects of fund raising. For a better analysis, the research data were grouped into four categories: management structure analysis of organizations, fundraising – structure and diversity of sources, strategies on fundraising and other aspects of fund raising. The results evidenced that fundraising is basead in the preparation of a plan and the choice of strategies, tactics and tools appropriate to each donor, source and volume of necessary resources, aligned to the strategic planning of NGO’s, however for most effective results you need a better management and structure of the Organization, as well as the implementation of a fundraising sector. Under the scientific point of view, the likely results of this survey will help to broaden the understanding of the process of fundraising for the NGO's regarding the use of strategies, structures and donor management and resources.