Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

MINHA FAMÍLIA, MINHA EMPRESA: POROSIDADE E PERMEABILIDADE DE VALORES DA FAMILIA PARA A EMPRESA FAMILIAR

Orientador

Profa. Dra. Valéria Rueda Elias Spers

Autor

IVONETE TELLES MEDEIROS PLACIDO

Palavra chave

estudos organizacionais, administração, empresa familiar, valores humanos.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

17/08/2017

Nº Downloads

727

Resumo

O objetivo da presente tese consiste em analisar a porosidade e a permeabilidade dos valores na gestão da empresa familiar. A relevância deste estudo se dá em função da crescente importância em entender as características deste tipo de organização. A fundamentação da pesquisa se iniciou pelo cenário das pesquisas, conceituação e características sobre o tema. Em seguida, a conceituação e abordagem teórica da cultura organizacional, valores humanos e valores organizacionais. Espisemologicamente, o estudo tem características interpretativista à medida que analisa o fenômeno da empresa familiar e procura entender como os valores da família são transferidos para a forma de gestão da empresa. Optou-se pela pesquisa qualitativa, devido a necessidade de conhecer como os valores da família permeam os valores da empresa. Para atingir os objetivos, inicialmente, foi realizada uma visita técnica nas empresas participantes, onde foi possível realizar entrevista semiestruturada e posteriormente foi aplicado questionários de Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) e Questionário de Perfis de Valores (QPV), com o objetivo de mensurar valores organizacionais e valores humanos/pessoais, respectivamente. Na pesquisa foram trabalhados os seguintes pressupostos: os valores da família permeabilizam a gestão da empresa; os valores da família estão permeados pelos valores humanos os quais estão refletidos na organização. Foram empregados os conceitos de porosidade e permeabilidade, como categorias de análises. Os resultados apontaram, que os valores da família permeam os valores da empresa, na medida em que, se tratatando de empresas familiares, nem sempre é possível separar a instituição empresa da instituição família. Com base nos resultados da pesquisa, foi possível perceber que os valores humanos tais como: Segurança, Benevolência, Tradição, permeiam os valores organizacionais da empresa familiar.

Abstract

The aim of this thesis is to analyze the porosity and permeability of values in the management of the family business. The relevance of this study is due to the growing importance of understanding the characteristics of this type of organization. The basis of the research was initiated by the scenario of research, conceptualization and characteristics on the subject. Then, the theoretical conceptualization and approach of organizational culture, human values and organizational values. Espishemologically, the study has interpretative characteristics as it analyzes the phenomenon of family business and seeks to understand how the values of the family are transferred to the form of management of the company. We opted for qualitative research, due to the need to know how family values permeate company values. In order to achieve the objectives, a technical visit was made to the participating companies, where it was possible to carry out a semi-structured interview, followed by an Inventory of Organizational Values Profiles (IPVO) and Values Profiles Questionnaire (QPV) to measure organizational values and human / personal values, respectively. In the research the following assumptions were worked out: the family values permeabilize the management of the company; the values of the family are permeated by the human values which are reflected in the organization. The concepts of porosity and permeability were used as categories of analysis. The results showed that the family values permeate the values of the company, since, in the case of family firms, it is not always possible to separate the business institution from the family institution. Based on the results of the research, it was possible to perceive that human values such as: Safety, Benevolence, Tradition permeate the organizational values of the family business.