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Título

GRADUAÇÕES TECNOLÓGICAS NO BRASIL E NA FRANÇA: EM BUSCA DE UM PERFIL IDENTITÁRIO

Orientador

Prof. Dr. Pedro Domingos Antoniolli

Autor

MARISE MIGLIOLI LORUSSO

Palavra chave

Educação Profissional Superior – Brasil; Educação Profissional Superior – Identidade; Administração – Ensino e Pesquisa; Graduações tecnológicas – Brasil e França.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

04/12/2018

Nº Downloads

839

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo analítico para definição do perfil identitário dos cursos de Graduação Tecnológica brasileiros, com ênfase aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão a partir da comparação entre os modelos brasileiros representados pelo SENAI-SP, FATEC e Faculdade Sumaré com o modelo da PHE – Educação Profissional na União Europeia, com ênfase ao Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM (França). As graduações tecnológicas estão relacionadas à proposta de educação profissional do Brasil. A análise das opções dos cursos de graduações tecnológicas apresenta um considerável número de Cursos Superiores em gestão de alguma área, confundindo-se com as dimensões do bacharelado em Administração e com outros cursos de graduação. A carência de um perfil identitário pode ser percebida desde os objetivos do curso até a sua modelagem. A abordagem da pesquisa é qualitativa, feita por meio de estudos de casos múltiplos, triangulados pela aplicação de questionários, entrevistas em profundidade, análise documental e observação direta. A análise dos dados foi realizada pelo software MAXQDA através do cotejamento com o referencial teórico levantado e com os dados obtidos em documentos diversos. Foram utilizadas categorias a priori (obtidas a partir da proposta da pesquisa e do acervo documental pesquisado) e categorias a posteriori (geradas pelas entrevistas). Os resultados sugerem que: cursos de graduação tecnológica em gestão não evidenciam relacionar seu conteúdo com a tecnologia e, sim, com a Administração, o que gera equívocos futuros para discernimento por parte do mercado de trabalho; o perfil dos cursos, excetuando-se o caso do SENAI e da FATEC, não é evidente para todos os entrevistados envolvidos nem para a sociedade civil. Esta pesquisa sugere estudos futuros para alterações na legislação brasileira que consolidem um perfil identitário, baseado em participação de atores nos quatro eixos apresentados no modelo analítico.

Abstract

This work presents an analytical model to define the identity profile of Higher Brazilian Technological courses, with emphasis on the Higher Courses of Technology in Management from the comparison between the Brazilian models represented by SENAI-SP, FATEC and Faculdade Sumaré with the PHE model - Professional Education in the European Union, with emphasis on the Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM (France). The technological graduations are related to the proposal of professional education of Brazil. The analysis of the options of technological graduation courses presents a considerable number of higher courses in ‘Management’ of some area, confused with the dimensions of the academic education in Administration and with other graduate courses. The lack of an identity profile can be perceived from the objectives of the course to its modeling.The research approach is qualitative, done through multiple case studies, triangulated by the application of questionnaires, in-depth interviews, documentary analysis and direct observation.The data analysis was performed by the software MAXQDA through the comparison with the theoretical reference and with the data obtained in several documents. A priori categories (obtained from the research proposal and the documentary collection researched) and a posteriori categories (generated by the interviews) were used.The results suggest that: technological management undergraduate courses do not prove to relate their content to technology, but rather to the Management, which generates future misunderstandings for the labor market's discernment; the profile of the courses, except in the case of SENAI and FATEC, is not evident for all interviewees involved nor for civil society.This research suggests future studies for changes in Brazilian legislation that consolidate an identity profile, based on the participation of actors in the four axes presented in the analytical model.