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Título

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS COM HANDEBOL PARA MENINAS ADOLESCENTES: saúde, lazer e conhecimento

Orientador

Prof. Dr. Marcelo de Castro Cesar

Autor

Thaís Tomaz dos Santos

Palavra chave

antropometria. testes de aptidão. exercício físico. esporte. adolescente. saúde.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

27/02/2019

Nº Downloads

583

Resumo

Atualmente, observa-se que houve redução na prática exercícios físicos entre adolescentes, um dos fatos para explicar isso pode ser por conta da automação das atividades e avanço da tecnologia. Sendo assim, se faz necessário o incentivo a prática de exercícios físicos para os adolescentes, pois contribui para o desenvolvimento e prevenção de doenças crônicas. O esporte, enquanto prática na vida do adolescente, tem relevância, pois influencia positivamente no seu desenvolvimento, desempenho e pode interferir na coletividade e sociabilidade. Não foram encontrados estudos investigando programas de exercícios com handebol, nas capacidades físicas e o significado do mesmo na vida de adolescentes. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar efeitos de um programa de exercícios físicos com handebol, nas capacidades físicas de meninas adolescentes e o significado do mesmo na vida de cada uma delas. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIMEP (CAAE: 75067517.9.0000.5507). Participaram 13 voluntárias, do sexo feminino, idade de 13,38 ± 0,74 anos (12 a 15), alunas de escola pública do município de Saltinho, SP. Foram realizadas avaliações antropométrica (medidas de massa corporal e estatura e cálculo do índice de massa corporal) e de capacidades físicas (testes sentar e alcançar, resistência abdominal, salto horizontal, arremesso de medicineball, quadrado e corrida de 20 metros), pré e pós um programa de exercícios físicos com o esporte handebol, que teve duração de 10 semanas (20 sessões), sendo duas aulas por semana com duração de 90 minutos. Ao final do programa as voluntárias responderam individualmente a duas questões: Q01 – O que foi para você participar do programa de exercícios físicos? e Q02 – Qual foi o significado do programa de exercícios físicos?. Nos resultados, pré e pós o programa, não foram observadas diferenças significativas na antropometria. Nos testes físicos houve aumento na distância atingida no teste de sentar e alcançar e redução do tempo no teste do quadrado, não ocorrendo diferenças significativas nos outros testes. Na análise das respostas obtidas nas questões, 15,38 % (Q01) e 61,53% (Q02), responderam que participar do programa foi bom para a saúde, 76,92% (Q01) e 15,38% (Q02) que foi um momento de lazer e 46,15% (Q01) e 38,46% (Q02) contribuiu para a melhoria ou aprimoramento do conhecimento. Conclui-se que o programa de exercícios físicos com o handebol, complementar às aulas de Educação Física escolar, melhorou as capacidades físicas flexibilidade e agilidade e, de acordo com as respostas obtidas, significou benefícios na saúde, no lazer e no conhecimento das meninas adolescentes.

Abstract

Currently, it is observed that there has been a reduction in practice of a physical exercise among adolescents, one of the facts to explain this may be due to the automation of activities and the advancement of technology. Thus, it is necessary to encourage the practice of physical exercises for adolescents, as it contributes to the development and prevention of chronic diseases. Sport, as a practice in the adolescent's life, has relevance, as it positively influences its development, performance and can interfere in collectivity and sociability. Haven't been found studies investigating physical exercise programs with handball, in the physical capacities and the meaning of the same in the life of adolescents. Thus, the objective of this study was evaluate the effects of a physical exercise program with handball, in the physical capacities of adolescent girls and the meaning of the same in the life of each one of them. The present study was approved by the Research Ethics Committee of UNIMEP (CAAE: 75067517.9.0000.5507). Participated 13 volunteers, female, aged 13.38 ± 0.74 years (12 to 15), public school students from the municipality of Saltinho, SP. Were realized anthropometric assessments (body mass and height measurements and body mass index calculation) and physical capacities (sit-and-reach tests, abdominal resistance, horizontal jump, medicine ball throw, square and 20-meter run), pre and post a physical exercise program with handball, wich lasted 10 weeks, two classes per week lasting 90 minutes. At end of the program the volunteers answered two questions: Q01 - What was it for you to participate in the physical exercise program? and Q02 - What was the meaning of the physical exercise program?. In the results, pre and post the program, no were observed significant differences in anthropometry. In the physical tests, there was an increase in the distance reached in the sit-and-reach test and time reduction of in the square test, are not occurring significant differences in the other tests. In the analysis of the answers obtained in the questions, 15.38% (Q01) and 61.53% (Q02) answered that participating in the program was good for health, 76.92% (Q01) and 15.38% (Q02), which was a leisure moment and 46.15% (Q01) and 38.46% (Q02) contributed to improvement or knowledge enhancement. It was concluded that the physical exercise program with handball, complementary to physical education classes, improved the physical capacities of flexibility and agility and, according to the answers obtained, meant benefits in the health, leisure and knowledge of girls adolescents.