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Título

CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA PENSAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DE INDÍGENAS

Orientador

PROF.ª DR.ª GLAUCIA ULIANA PINTO

Autor

JESSICA DE OLIVEIRA LOPES

Palavra chave

Psicologia histórico-cultural. Pedagogia histórico-crítica. Educação superior indígena.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

25/02/2019

Nº Downloads

396

Resumo

Apoiando-se principalmente em referenciais teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica e compartilhando de seus pressupostos, no que se refere à concepção de trabalho, cultura, currículo, aprendizagem e conhecimento, o objetivo deste trabalho é identificar nos documentos oficiais as estruturações e concepções de ensino para a educação superior indígena, considerando os seguintes paradoxos: a educação superior como alavanca para o desenvolvimento econômico, formação de mão de obra para o mercado de trabalho e o ensino enquanto formação e pleno desenvolvimento humano na perspectiva de respeito ao outro; ensino para os conhecimentos cotidianos e ensino para os conhecimentos científicos; o histórico de violências contra indígenas com desenvolvimento de políticas indigenistas. Assim, a investigação surge a partir do interesse por analisar o que os documentos oficiais revelam frente às contradições do sistema educacional atual e as dificuldades ligadas às diferenças culturais entre o conhecimento sistematizado e institucionalizado no espaço escolar – neste caso a academia- e os conhecimentos trazidos pelos indígenas a este espaço. Em decorrência, discute-se sobre a educação superior indígena no campo das teorias da educação, tecendo comentários críticos sobre documentos oficiais que dispõem sobre a educação indígena no Brasil, atentando para os discursos pósmoderno e relativistas. Os sujeitos se constituem e são transformados por meio da atividade e da relação e interação com o outro e consequentemente da cultura historicamente produzida pela humanidade, isso inclui relações de diferença, embates e contradições, processos formativos educativos. Constata-se que os povos indígenas foram obrigados a se adequar a determinados modelos culturalmente valorizados e impostos, destacando a total diferença entre o modo de vida baseado no capital e o modo de vida de produção coletiva do povo indígena. Os documentos oficiais, resultados de políticas históricas e, principalmente, resultados das lutas dos movimentos indígenas apresentam discursos superficiais vinculados às ideias do relativismo cultural e do multiculturalismo, valorizando os conhecimentos cotidianos em detrimento do papel da escola para o ensino do conhecimento científico, erudito. É preciso garantir o acesso ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade no ensino escolar, sendo essa também a reinvindicação dos povos indígenas para instrumentalização da resistência e luta contra a lógica do capital. Destaca-se também que há muito mais estudos sobre educação básica indígena do que educação superior indígena, por isso consideramos importante o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos que se debrucem sobre a questão da educação indígena no ensino superior e o direito à educação, sobretudo, pelo fato de ser historicamente recente o oferecimento de cursos superiores para este público.

Abstract

The purpose of this work is to identify the education structures and conceptions for indigenous higher education in the official documents, sustained mainly on theoretical references of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy, sharing their own assumptions, regarding the conception of work, culture, curriculum, learning, and knowledge. The research considered the following paradoxes: higher education as a tool to achieve the economic development, to create forced labour and the use of education as a tool to the full human development in the view of respect for others; education for both daily and scientific knowledge; the history of violence against indigenous beside the development of indigenous politics. Thus, the investigation arises from the interest to analyze what the official documents reveal considering the contradictions of the current educational system and the difficulties related to the cultural differences between systematized and institutionalized knowledge at educational system - in this case the academy - and the knowledge brought by the indigineous people. As a result, there is a discussion about indigenous higher education in the field of educational theories, providing critical comments about official documents that show the indigenous education in Brazil, attempting to postmodern and relativistic speeches. The subjects are constituted and transformed through the activity and the relation of interaction with the others and consequently by the culture historically produced by humanity, this includes relations of difference, clashes and contradictions and the educational formative processes. It is noted that indigenous peoples have been forced to adjust their culture to the valued and imposed culturally models, highlighting the huge difference between the capital-based way of life and the collective production way of life of the indigenous people. The official documents, results of historical policies and, mainly, results of the struggles of the indigenous movements present superficial speeches linked to the ideas of cultural relativism and multiculturalism, valuing daily knowledge rather than the school's role in the teaching of scientific knowledge, erudite. It is necessary to guarantee the access to the knowledge historically produced by humanity in school education level, this is also the claim of indigenous peoples for the instrumentalization of resistance and struggle against the capital logic. It is also highlighted that there are more studies about indigenous basic education than indigenous higher education, for this reason it is important the development of academic researches that focus on the issue of indigenous higher education and their right to have access to it, especially because the offer of higher education courses to this public it is a recent event.