Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DA GERAÇÃO Z E SEUS IMPACTOS NO SETOR DE MOBILIDADE

Orientador

Prof. Dr. Thel Augusto Monteiro

Autor

LUCAS REIS MACIEL

Palavra chave

Geração Z. Comportamento do consumidor. Mobilidade urbana. Tendências. Fatores ambientais. Tecnologia. Fatores econômicos.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

22/02/2018

Nº Downloads

576

Resumo

Discursar sobre mobilidade urbana em relação aos aspectos em que atualmente serviços, produtos, tecnologias e modais se expandem é compreender como, em um pouco mais de uma década, um setor, ao considerar aspirações, desejos e minúcias de seus diversos públicos, transformou ações e produtos com características quase binárias em ferramentas e serviços de expressões sociais. Nesse sentido, procurouse apresentar as tendências tecnológicas do setor de mobilidade urbana, aspectos da conectividade, direção autônoma veicular, compartilhamento e eletrificação, com base nas opiniões de um grupo recém-chegado ao consumo da mobilidade urbana, a Geração Z. Buscando-se resultados evidentes e proficientes para o setor acadêmico e empresarial, a exploração desses pontos ocorreu de modo descritivo e quantitativo. Desse modo, investigou-se a inclinação dos jovens perante os aspectos da mobilidade urbana por meio de questionário aplicado de modo on-line a mais de 200 participantes de ambos os sexos entre 18 e 22 anos. Com base nos resultados obtidos, identificouse satisfação por parte dos entrevistados no tocante a serviços públicos e privados, entendimento das preferências de produtos e grau de predisposição de serviços que possam direcionar ações futuras para diferentes mercados destinados à Geração Z.

Abstract

Discoursing about urban mobility concerning aspects whose services, products, technologies and modes are currently expanding is to understand how a sector, in a little bit more than a decade, considered wishes and details of its various consumers turned actions and products with almost binary features into tools and services of social expressions. In this direction, it’s been tried to present the technological trends of the urban mobility sector, connectivity aspects, autonomous vehicular direction, sharing and electrification, based on the opinions of a group recently arrived to urban mobility consumption, Generation Z. In search of evident and proficient results for both academic and business sectors, the exploration of these points occurred on a descriptive and quantitative way. Thus, the young people's inclination towards the aspects of urban mobility was investigated by means of an on-line questionnaire applied to more than 200 participants of both sexes between 18 and 22 years-old. Based on the results it was possible to identify the satisfaction of interviewed with regard to public and private services, understanding of product preferences and degree of predisposition of services that could steer future actions to different markets meant for Generation Z.