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Título

O Libelo antijesuítico: a representação da ação jesuítica no Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra

Orientador

Prof. Dr. José Maria de Paiva

Autor

Rafael de Paula Cardoso

Palavra chave

Reformas pombalinas, Companhia de Jesus, Antijesuitismo.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

23/02/2018

Nº Downloads

2179

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo investigar a representação da ação jesuítica no Reino de Portugal entre os séculos XVI e XVIII. Escolhemos como objeto de estudo a obra Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra (1771), um documento oficial redigido pela Junta de Providência Literária durante o contexto das reformas pedagógicas do ministério pombalino. Dentre as principais preocupações destacadas na obra estão: a decadência política e econômica do Reino de Portugal, causadas pelo atraso intelectual em relação à Europa. A ação jesuítica é apontada como principal causadora dessa decadência por meio de sua influência política e concepções pedagógicas. Defendemos que essa interpretação parte da visão de mundo dos ilustrados portugueses, calcada nos ideais de racionalidade, secularização e atenção às razões de Estado por meio do fortalecimento da monarquia lusa. A representação da ação jesuítica busca separar os inacianos do processo de construção do pensamento moderno. Para isso o Compêndio Histórico dialoga com a querela entre Antigos e Modernos, deslocando a representação dos jesuítas para uma “idade de ferro”, um período de trevas, enquanto as reformas pedagógicas pombalinas simbolizariam o progresso do Reino. Inspirando-se na literatura antijesuítica, os jesuítas são encerrados em uma rede de negações, sendo destituídos de quaisquer valores cunhados pela modernidade. Acreditamos que esse jogo de representações é significativo para compreendermos as estratégias discursivas do ministério pombalino na produção de uma catequese antijesuítica. Essa tensão possibilita problematizarmos as tensões políticas e sociais na consolidação do paradigma pedagógico moderno.

Abstract

This work aims to investigate the representation of the Jesuit action in the Kingdom of Portugal between the 16th and 18th centuries. We have chosen as object of study the Historical Compendium of the University of Coimbra (1771), an official document drafted by the Board of Literary Providence during the educational reforms occurred in the Pombaline period. Among the main concerns highlighted in the Compendium are the political and economic decadence of the Kingdom of Portugal, caused by intellectual delay in relation to Europe. The Jesuit action is considered as the main cause of this decline through its political influence and pedagogical conceptions. We argue that this interpretation comes from of the worldview of the Portuguese scholars, based on ideals of rationality, secularization, and attention to State purposes through the strengthening of the Portuguese monarchy. The representation of the Jesuit action seeks to separate the Ignatians from the construction process of modern thought. Thus, the Historical Compendium points to the quarrel between Ancients and Moderns, connecting the representation of the Jesuits to an "iron age", a period of darkness, while linking the Pombaline educational reforms to the progress of the Kingdom. Drawing from anti-Jesuit literature, the Jesuits are enclosed in a network of denials, being devoid of any values created by modernity. We believe that this game of representations is significant for understanding the discursive strategies of the Pombaline ministry for producing an anti-Jesuit catechesis. This tension allows questioning of the political and social tensions during the consolidation of the modern pedagogical paradigm.