Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA

Orientador

Profa. Dra. MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMMASIELLO

Autor

SALOMÃO DE JESUS SANTANA

Palavra chave

Semiótica das imagens, Imagens em livros didáticos de física, Ensino de Física.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/02/2018

Nº Downloads

1121

Resumo

Os livros textos têm um papel importante na formação dos alunos. Para muitos deles será somente por meio de um manual didático que entrarão em contato com determinados conceitos de áreas científicas. Embora reconhecendo a importância da compreensão do texto escrito, interessa-nos compreender as possibilidades didáticas das imagens que acompanham os textos e suas respectivas legendas. Considerando que a compreensão de certos conceitos depende de sua visualização, como é o caso de campo elétrico e campo magnético, o problema de investigação pode ser assim enunciado: quais as características das imagens que acompanham os textos das áreas de eletricidade e magnetismo em livros didáticos de física do ensino médio e superior? Este trabalho, portanto, busca compreender as representações sígnicas em livros de Física do ensino superior e médio, fazendo uma análise crítica da sua pertinência e qualidade de forma a contribuir com a melhoria do ensino nessa área. A pesquisa tem como aporte teórico-metodológico os pressupostos da teoria semiótica clássica e da semiótica social, concebidas por Charles Peirce e Jay Lemke. A semiótica é a ciência dos signos, que estuda todas as formas de linguagem humana, baseada em diversos tipos de sinais: verbais, escritos, sonoros, mentais, pictóricos. Foram escolhidas para a análise as obras “Física para Cientistas e Engenheiros”, de Tipler e Mosca, pela expressiva utilização em cursos de Engenharia e de Física e servir de referencial teórico para vários autores de livros didáticos da área, e “Curso de Física”, de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga, livro para o ensino médio, da lista de obras selecionadas pelo PNLEM 2015 (Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio), utilizado nas redes de ensino e com grande número de imagens. Sete categorias de análise, estabelecidas por Javier Perales e Jiménez (2002), estão sendo utilizadas: 1) função da sequência didática em que as ilustrações aparecem no texto; 2) Iconicidade; 3) Funcionalidade; 4) Relação com o texto principal; 5) Legendas verbais; 6) O conteúdo científico que sustenta; 7) Cores. Como resultados, destaca-se que as estratégias de leitura de um livro para outro se tornam complexas. No ensino médio as imagens são ilustrações mais realistas e híbridas (parte realista, parte convencional) e no ensino superior são mais abstratas, esquemáticas, convencionais. Quanto mais esquemáticas, mais envolvem conhecimentos prévios, experiências de leituras anteriores e de estratégias de leitura que integram as informações verbais que contextualizam as imagens no espaço gráfico da página. A frequência de ocorrência das imagens é diferente, de uma obra para outra. Há mais imagens no livro de ensino médio em relação ao livro do ensino superior e parecem assumir diferentes papéis. Observam-se também diferentes elementos composicionais, tais como cor e escala.

Abstract

Textbooks play an important role in the training of students. For many of them it will only be through a didactic manual that they will come in contact with certain concepts of scientific areas. While recognizing the importance of understanding the written text by the student, we are interested in understanding the didactic possibilities of the images that accompany the texts and their respective legends. Considering that the conceptualization of certain concepts depends on their visualization, as is the case of electric field and magnetic field, the research problem can be thus stated: what are the characteristics of the images that accompany the texts of the areas of electricity and magnetism in textbooks of higher and higher education physics? This work, therefore, seeks to understand the signic representations in higher and higher education Physics books, making a critical analysis of its pertinence and quality in order to contribute to the improvement of teaching in this area. The research has as theoretical-methodological support the assumptions of classical semiotic theory and social semiotics, designed by Charles Peirce and Jay Lemke. Semiotics is the science of signs, which studies all forms of human language, based on several types of signs: verbal, written, sound, mental, pictorial. The works "Physics for Scientists and Engineers", by Tipler and Mosca, were chosen for the analysis for the expressive use in Engineering and Physics courses and to serve as a theoretical reference for several authors of textbooks in the area, and "Physics Course" of Antônio Máximo and Beatriz Alvarenga, a book for high school, for being on the list of works selected by PNLEM 2015 (National Book Program for High School), used in educational networks and for possessing a wealth of images. Six categories of analysis, established by Javier Perales and Jiménez (2002), are being used: 1) function of the didactic sequence in which the illustrations appear in the text; 2) Iconicity; 3) Functionality; 4) Relation with the main text; 5) Verbal subtitles; 6) The scientific content it supports; 7) Colors. As a results, notably the strategies of reading from one book to another become complex. In high school images are more realistic and hybrid illustrations (realistic part, conventional part) and higher education are more abstract, schematic, conventional. The more schematic, the more involve previous knowledge, previous reading experiences and reading strategies that integrate the verbal information that contextualizes the images in the graphic space of the page. The frequency of occurrence of the images is different, from one work to another. There are more images in the high school textbook regarding the book of higher education and seem to take on different roles. Different compositional elements, such as color and scale, are also observed.