Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

MANUAIS DE CIVILIDADE E EDUCAÇÃO: “A Conduta da juventude feminina” de Sophie Christ

Orientador

PROF. DR. CESAR ROMERO AMARAL VIEIRA

Autor

RITA DE CÁSSIA LUIZ DA ROCHA

Palavra chave

Manuais; Civilidade; Educação Feminina

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/02/2018

Nº Downloads

4107

Resumo

O objeto de investigação desta tese – Manuais de civilidade, modelos de civilização – foi definido e construído a partir dos estudos interdisciplinares priorizando as áreas da história da educação e da sociologia figuracional de Norbert Elias, com destaque para as relações sociais e para as práticas culturais. O objetivo geral do presente trabalho foi analisar as percepções e composições do feminino produzidas no manual de boas maneiras da escritora alemã Sophie Christ, investigando como a educação de meninas e moças normatizava as práticas femininas dentro do espaço público e privado. Para realizar esta investigação, a pesquisa relacionará, por meio da trajetória de alguns dos principais manuais de civilidade da história do mundo ocidental, os códigos de boas maneiras aos modelos civilizatórios almejados pelo mundo ocidental do século XVI ao XIX. Seguindo essa trajetória, o estudo demonstrará o caminho do objeto de pesquisa. Por intermédio do Pe. Arnaldo Janssen da congregação do Verbo Divino, um grupo de missionárias alemães, denominadas Servas do Espírito Santo, instala-se no Brasil em meados de 1902 para fundar escolas femininas e afirmar seus ideais católicos. Como suporte para sua atuação, o grupo instituiu o manual de Sophie Christ em suas práticas educacionais. Este trabalho analisará o manual de civilidade, com a finalidade de evidenciar as figurações sociais, os comportamentos femininos e o equilíbrio de poder entre os indivíduos dentro do espaço público e privado. A escolha desse manual justifica-se por ser um dos veículos de instrução de modelos civilizatórios, entre tantos outros impressos trazidos por viajantes europeus. A delimitação espaço-tempo será estabelecida basicamente no entre os anos de 1889 a 1922, período em que o manual foi produzido e posteriormente alterado, além de também estar relacionado à fundação da congregação feminina na Holanda/Alemanha. Sendo assim, a tese aqui defendida é de que o manual escrito por Sophie Christ, em seus preceitos e regras sociais, foi determinante para práticas femininas tanto na Alemanha quanto no Brasil.

Abstract

The research object of this thesis - Manuals of civility, models of civilization - was defined and constructed from the interdisciplinary studies prioritizing the areas of the history of education and figurative sociology of Norbert Elias, with emphasis on social relations and cultural practices. The general objective of the present work was to analyze the perceptions and compositions of the feminine produced in the manual of good manners of the German writer Sophie Christ, investigating how the education of girls and young women, normalized the feminine practices within the public and private spaces. In order to carry out this study, the research will relate, through the trajectory of some of the main manuals of civility in the history of the Western world, the codes of manners to the civilizing models sought by the Western world from the sixteenth to the nineteenth century. Following this trajectory, the study will demonstrate the path of the research object. Through Fr. Arnaldo Janssen of the congregation of the Divine Word, a group of German missionaries called Servas do Espírito Santo, settled in Brazil in mid-1902 to found women's schools and affirm their Catholic ideals. As a support for their performance, the group instituted Sophie Christ's handbook in their educational practices. This work will analyze the manual of civility, with the purpose of highlighting the social figurations, the feminine behaviors and the balance of power between the individuals within the public and private space. The choice of this manual is justified by being one of the vehicles of instruction of civilizational models, among many other printed ones brought by European travelers. The space-time delimitation will be established basically between the years 1889 to 1922, when the manual was produced and later changed, as well as being related to the founding of the female congregation in the Netherlands / Germany. Thus, the thesis here is that the manual written by Sophie Christ, in her precepts and social rules, was decisive for feminine practices both in Germany and in Brazil.