Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROPOSTA DE UM FRAMEWORK DE ALINHAMENTO ENTRE O MODELO DE QUATRO ESTÁGIOS DE HAYES E WHEELWRIGHT DA CONTRIBUIÇÃO DAS OPERAÇÕES E O BIG DATA

Orientador

PROF. DR. FERNANDO CELSO DE CAMPOS

Autor

IVAN MENERVAL DA SILVA

Palavra chave

Alinhamento Estratégico, Big Data, Modelo de Quatro Estágios, Investimento

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

18/12/2017

Nº Downloads

488

Resumo

A informação precisa, obtida no momento correto, constitui o diferencial competitivo de grande parte das organizações de sucesso. O grande volume de dados que as organizações contemporâneas têm a seu dispor determina que os gestores disponham de ferramentas que traduzam esses dados em informações relevantes para o negócio. Atualmente vem ganhando destaque o Big Data, que se apresenta como uma inovadora ferramenta buscando extrair, do enorme volume de dados existentes insights que melhorem a competitividade organizacional. O objetivo desta pesquisa é propor um método de alinhamento estratégico que ao alinhar a estratégia de TI, representada pelo Big Data a estratégia de operações, representada pelo Modelo de Quatro Estágios de Hayes e Wheelwright, pretende contribuir para a tomada de decisão organizacional. O método utilizado é o Estudo de Caso. Para atingir o objetivo proposto foi desenvolvido um Framework que promoveu o alinhamento estratégico entre o Big Data e o Modelo de Quatro Estágios. Foi verificada a aplicabilidade deste Framework em três empresas da região metropolitana de Campinas. Os resultados apresentam uma sinergia do Framework de alinhamento estratégico ao trazer para o gestor informações relevantes que o ajudam na tomada de decisão sobre direcionamento dos investimentos em Big Data.

Abstract

Precise information, obtained at the right moment, constitutes the competitive differential of most successful organizations. The great amount of data organizations have determines that managers have available tools that turn data into relevant information for the business. Presently, Big Data has been gaining distinction as it appears as an innovative tool that tries to extract, from the humongous amount of data available, insights that improve organizations’ competitiveness. The main aim of this research is to propose a method of strategic alignment between IT strategies, represented by Big Data, and business strategies, represented by the Hayes and Wheelwright four-stage model, so as to contribute to organizational decision-making. The method used is a case study. In order to achieve the aims here proposed, a Framework that promoted strategic alignment between Big Data and the four-stage model was designed. The applicability of this Framework was verified in three companies in the Metropolitan Region of Campinas. The results show synergy of the strategic alignment Framework, as it brings relevant information to the manager, which helps them in decision-making.