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Título

MARKETING COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO PARA MELHORIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PARACATU

Orientador

Prof.: Dr. Thel Augusto Monteiro

Autor

BRUNA RODRIGUES PINHEIRO DA FONSECA

Palavra chave

estratégia de comunicação em marketing; sistema único de saúde; comunicação integrada de marketing e marketing no setor saúde.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

25/05/2018

Nº Downloads

620

Resumo

O Sistema Único de Saúde vigente no Brasil foi criado em 1988, após grandes movimentos sociais no país e no mundo. Sua organização e implementação é relativamente jovem, e muitos brasileiros ainda desconhecem as diretrizes que regem esse sistema e suas responsabilidade para com a população. Portanto, o presente trabalho procura identificar a percepção do usuário sobre a qualidade do serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde na cidade de Paracatu. A pesquisa foi realizada através do uso da escala de marketing ServQual aplicada aos usuários da atenção primária, secundária e terciária de saúde. Os resultados permitiram demonstrar a possibilidade de auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias de comunicação entre o Sistema e 0a população e assim propagar e difundir os objetivos e princípios do SUS, bem como os direitos e responsabilidades dos clientes.

Abstract

The Brazilian Health Care System was created in 1988, after important social movements in Brazil and around the world. Its organization and implementation is relatively new and a majority of Brazilians does not know its duties and guideline. Therefore, this research intend to identify the users’s perceptions about the quality of service provided by the Health Care System in Paracatu. The ServQual marketing social scale was used to analyze the users’s opinion on the three level of service. The results allowed to demonstrate a possibility of developing new communication strategies between the System and population. Consequently, it is possible to propagate the objectives and principles’ system, as well as the client’s rights and responsibilities.