Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O QUE SE LEMBRA, O QUE SE FALA... NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE SUA FORMAÇÃO

Orientador

MARIA CECÍLIA CARARETO FERREIRA

Autor

SHIRLEI NEVES DEBUSSI

Palavra chave

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

22/08/2006

Nº Downloads

1074

Resumo

A pesquisa apresentada traz o relato de professoras do Ensino Fundamental sobre os processos de formação. Os relatos mostram o percurso de formação de professoras das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática desde o momento da opção pela formação docente até a presente data. O objetivo desse trabalho foi buscar identificar através dos discursos e relatos como as professoras têm se apropriado e significado os espaços escolares e educacionais em busca de sua formação, e como vai se dando a constituição como docentes. Para essa pesquisa foram entrevistadas duas professoras de Língua Portuguesa e duas professoras de Matemática, as entrevistas foram realizadas de forma aberta e não estruturada. Para a leitura do processo de formação docente na última década foram considerados alguns pontos relevantes a partir da LDBEN/96 e alguns apontamentos sobre formação inicial e continuada. O referencial teórico adotado nesse trabalho foi o histórico-cultural que tem como representante Lev S. Vigotski e também a teoria enunciativa discursiva de Mikhail Bakhtin. As histórias apresentadas por cada uma das docentes deixou em evidência a constituição profissional vivida por elas. O que foi percebido nos discurso das docentes é a ansiedade por uma formação que atenda de imediato as necessidades emergentes na escola e, nesse contexto, identificamos em seus relatos a dicotomia formação/certificação. A relação vivida pelas docentes com a escola podem levá-las a admitir que por trás da apreensão de um conhecimento, existem modos de ver e de pensar que terão lugar na interpretação, na subjetividade e na ação de professores e, é por esse motivo, que processos de formação diferem entre si. A busca pessoal pela formação, os cursos e o investimento; a representação do alunado, a representação da escola pública , e da mesma forma, a maneira de se olhar para a escola. A partir dos relatos das docentes identificamos que realmente é uma tarefa complexa significar e se apropriar da escola como um "lócus" de formação também do docente.

Abstract

This research brings the story of the formation processes of .Basic Education teachers. The stories show the path of teacher formation in the disciplines of the Portuguese Language and Mathematics from the moment of option for professor formation until the present date. The objective of this work is to seek to identify, by way of speeches and stories of the teachers, how they have appropriated and interpreted school and educational space in seeking their preparation and how they have constituted themselves as educators. For this research two teachers of Portuguese Language and two teachers of Mathematics were interviewed. The interviews were done through open form, unstructured and unpatterned. For the reading of the process of teacher formation of the last decade, some relevant aspects from LDBEN/96 were considered, and some notes on the initial and continued formation. The theorical referential adopted in this work was historical-cultural as represented by Lev S. Vigotski and also the discursive enunciative theory of Mikhail Bakhtin. The analysis of the stories considers a subject that was constituted in relation to another, a measuring process using language as a basic element. What is perceived in the speech of the professors is anxiety for a preparation that would immediately attend emerging needs of the school and, in this context, identify in the stories the formation/certification dichotomy. To recognize the school as a "locus" of formation is not a simple task The relation lived by the professors with the school may lead them to admit that, behind the apprehension of knowledge, exists ways to see and to think that has place in interpretation, in subjectivity and the action of professors, and it is for this reason that the formation processes differ between themselves, in the same way, the signification and the appropriation of this space as a "locus" for teacher formation. Keywords: Teacher formation, initial formation, continued formation, professional development of teachers