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Título

PROCESSO DECISÓRIO DOS CONSUMIDORES DE JOGOS ELETRÔNICOS E A INFLUÊNCIA DE GRUPOS DE REFERÊNCIA DIGITAIS

Orientador

Prof. Dra. Rosana Borges Zaccaria

Autor

CÉLIO ALVES DE CASTRO

Palavra chave

Comportamento de consumo. Processo decisório. Jogos eletrônicos. Estratégias de marketing.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

11/09/2018

Nº Downloads

1778

Resumo

Esta dissertação objetiva em especial investigar como ocorre o processo decisório do consumidor de jogos eletrônicos de computadores e consoles, bem como a relação desse consumidor com os grupos de referência dos meios digitais. Para tanto, buscou-se embasar na literatura específica sobre o mercado de jogos eletrônicos; comportamento do consumidor gamer; processo decisório e o consumidor gamer e os grupos de referência digital. A metodologia empregada apresenta características exploratórias e descritivas com abordagem predominantemente quantitativa ao se aplicar um questionário estruturado em duas partes (processo decisório e perfil gamer). Os principais resultados apontam para um maior nível de influência dos grupos de referência digitais nos primeiros estágios do processo decisório (em especial na fase de busca de informações) sendo que os mais jovens sofrem maior influência, em específicos dos canais do YouTube. Evidencia-se ainda que, que quanto aos hábitos de consumo, as plataformas da Sony são as principais dos gamers brasileiros em tempo de jogo, contudo em termos de posse, os PC’s dominam. Os ciberesportes ainda não são acompanhados com frequência, o gênero preferido é aventura e o atributo mais importante é a jogabilidade. Quanto a busca de informações a principal fonte é o YouTube e a principal característica a ser avaliada para a escolha de uma plataforma é o número de jogos da categoria apreciada. No contexto, sugere-se investir em estratégias de interação e fomento de formadores de opinião do meio digital (em especial YouTubers), com foco para as etapas iniciais do processo decisório, contudo, as estratégias de unboxing nesse mesmo canal não são recomendadas. Observa-se ainda que essas estratégias são mais efetivas para o público mais jovem (menos de 18 anos) dessa forma, a recomendação é de investir em grupos de referência digitais como esse público-alvo. Os principais atributos para a escolha de um jogo indicam as estratégias de produto recomendadas, sendo que, neste caso, recomenda-se investir em jogos de aventura, ação ou RPG (ou mesclas desses) que apresentem jogabilidade refinada, enredo cativante e mecânicas de jogo sofisticadas.

Abstract

This dissertation aims in particular to investigate how the decision process of the consumer of electronic games of computers and consoles occurs, as well as the relation of this consumer with the groups of reference of the digital means. To do so, we sought to base the specific literature on the electronic game market; consumer gamer behavior; and consumer gaming and digital reference groups. The methodology used presents exploratory and descriptive characteristics with a predominantly quantitative approach when applying a questionnaire structured in two parts (decision making and gamer profile). The main results point to a higher level of influence of the digital reference groups in the early stages of the decision-making process (especially in the information search phase) and the younger ones are more influenced by specific YouTube channels. It is also evidenced that, as far as the consumption habits, the Sony platforms are the main of the Brazilian gamers in time of game, however in terms of possession, the PC's dominate. Cyber-sports are still not often followed, the preferred genre is adventure and the most important attribute is gameplay. As far as search information the main source is YouTube and the main feature to be evaluated for the choice of a platform is the number of games in the category appreciated. In the context, it is suggested to invest in strategies of interaction and promotion of digital opinion leaders (in particular YouTubers), focusing on the initial stages of the decision process, however, unboxing strategies in the same channel are not recommended. It is also noted that these strategies are more effective for younger audiences (under 18 years of age), so the recommendation is to invest in digital reference groups like this target audience. The main attributes for choosing a game indicate the recommended product strategies, in which case it is recommended to invest in games of adventure, action or RPG (or mixtures thereof) that present refined gameplay, captivating storyline and sophisticated game mechanics.