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Título

Avaliação da eficiência energética e de impactos ambientais por meio da gestão de frotas a partir do uso da telemetria

Orientador

Aparecido dos Reis Coutinho

Autor

Carlos Aurélio Valeretto

Palavra chave

Eficiência energética. Transporte rodoviário. Emissão de poluentes. GEE. Gestão de frotas. Telemetria.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

05/12/2019

Nº Downloads

381

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a avaliação da eficiência energética, por meio da quantificação do consumo de combustíveis e emissões de gases poluentes em empresa transportadora de combustíveis líquidos. A avaliação é composta por período de três anos anteriores e três anos posteriores à implantação da telemetria como ferramenta de gestão de frotas. A análise contempla cenários, por meio da identificação, quantificação e agrupamento dos veículos de acordo com potência e capacidade/volume de transporte, além da identificação de operação de transporte e quantificação da quilometragem percorrida por agrupamento. A pesquisa se baseia em um estudo de caso, avaliando a operação de coleta dos combustíveis líquidos na Refinaria Planalto – Replan, localizada no município de Paulínia/SP, transporte para postos de revenda de combustíveis localizados na região metropolitana de Campinas – RMC, para aeroportos situados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, além de coleta e distribuição de etanol nas usinas do Estado de São Paulo. Foram coletados dados da frota da empresa, compondo uma amostra de 63 veículos. Os principais resultados obtidos no período posterior à telemetria, em relação ao período anterior a implantação da telemetria, indicam aumento superior a 20% na eficiência energética da frota, resultando em economia de combustível e redução nas emissões de gases poluentes como o monóxido de carbono, hidrocarbonetos não metano, óxidos de nitrogênio, material particulado e gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono.

Abstract

This paper evaluate energy efficiency by quantifying fuel consumption and emissions of pollutant gases in a liquid fuel carrier. The evaluation consists of a period of three years prior to and three years after the implementation of telemetry as a quota management tool. The analysis includes scenarios, through identification, quantification and grouping of vehicles according to power and volume / transport capacity, in addition to the identification of transport operation and quantification of distance traveled by grouping. This research is based on a case study, evaluating a liquid fuels collection operation applied at the Planalto - Replan Refinery, located in Paulínia / SP, transportation to post of sales stations in the metropolitan region of Campinas - RMC, for airports located in the Southeast and Midwest regions of the country, as well as the collection and distribution of ethanol in the plants of the State of São Paulo. Data were collected from the company's fleet, composing a sample of 63 vehicles. The main results obtained in the post-telemetry period, compared to the period before the telemetry deployment, increased by more than 20% in the energy efficiency of the fleet, resulting in fuel economy and reduction in emissions of polluting gases such as carbon monoxide, hydrocarbons non-methane, nitrogen oxides, particulate matter and greenhouse gases such as carbon dioxide.